Procurar no portal

Servidora da UFC é única brasileira selecionada para treinamento sobre propriedade intelectual que ocorre na Índia

A servidora técnico-administrativa Ana Carolina Matos, coordenadora de Projetos e Parcerias da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é a única brasileira selecionada para um curso de duas semanas sobre direitos de propriedade intelectual que ocorre na Índia. A capacitação teve início em 4 de março e segue até dia 16, na cidade de Hyderabad (capital do estado de Telangana), uma das maiores cidades do país asiático.

Imagem: Mulher jovem de cabelos pretos e roupa preta em frente a banner de evento

Intitulado Comprehensive Learning on Intellectual Property Rights for Policy Level Interventions in International Context (Aprendizagem Abrangente sobre Direitos de Propriedade Intelectual para Intervenções em Nível Político no Contexto Internacional), o curso integra um programa de assistência bilateral do governo indiano que seleciona especialistas de diversas partes do mundo para estudarem com bolsa integral em cursos relacionados a temas estratégicos para o país. As aulas ocorrem no International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics (ICRISAT), apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia.

O foco do curso é em direitos de propriedade intelectual e gestão da inovação. Participam 30 pessoas, das quais a maioria é de advogados, pesquisadores e especialistas em propriedade intelectual e transferência de tecnologia nos setores públicos de 17 países, localizados na Ásia, na África e na América Latina.

ATIVIDADES – “As atividades são um mix de teoria e casos práticos, onde trocamos experiências e aprendemos uns com os outros sobre a propriedade intelectual no contexto internacional, principalmente sobre como podemos regular e proteger os direitos autorais em nossos países em um mundo cada vez mais digital e sem fronteiras”, explica Ana Carolina. Segundo ela, o curso oferece uma oportunidade única de aprimoramento profissional e conhecimento em uma área crucial para o desenvolvimento global. 

A servidora, que atualmente cursa o doutorado em Administração na UFC, conta que em um dos momentos da capacitação apresentou um relato sobre o capacete Elmo como caso de sucesso de transferência de tecnologia. O equipamento de respiração assistida foi desenvolvido por meio de parceria entre a UFC e outras instituições cearenses, articulação que constituiu o objeto de pesquisa de Ana Carolina em sua dissertação de mestrado. 

Ela diz que retornará à UFC munida de melhores ferramentas em dois pontos importantes dentro da Universidade: 1) no trabalho do dia a dia do Escritório de Projetos (PROINTER/UFC), reforçando as boas práticas em suporte a parcerias nacionais e internacionais, bem como numa melhor qualificação da entrada em projetos, apoiando os pesquisadores e pesquisadoras na prospecção e negociação de parcerias; 2) na pesquisa do doutorado, espaço em que pretende contribuir com o desenvolvimento de melhores políticas públicas a partir da integração do direito à inovação no cenário do sistema de propriedade intelectual brasileiro.

Fonte: Ana Carolina Matos, coordenadora de Projetos e Parcerias da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300