Vice-reitora e pesquisadora do Centro de Ciências são agraciadas com a Comenda de Ciência, Tecnologia e Inovação Ariosto Holanda

Duas pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) tiveram o trabalho reconhecido pela 2ª edição da Comenda de Ciência, Tecnologia e Inovação Ariosto Holanda, concedida pelo Instituto Iracema Digital de Inteligência em Rede: a Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da Universidade, e a Profª Rossana Maria de Castro Andrade, do Departamento de Computação do Centro de Ciências da UFC. As docentes foram agraciadas, respectivamente, nas categorias Educação e Inovação. A honraria homenageia em seu nome o deputado federal e professor aposentado da UFC e conta, entre os já contemplados, com nomes como Izolda Cela, Tarcísio Pequeno e Ricardo Liebmann.

Imagem: Foto da vice-reitora Diana Azevedo (cabelos curtos grisalhos, óculos e blusa vermelha) e da Profª Rossana Andrade (cabelos castanhos na altura do ombro, blusa amarela e casaco preto). Ambas sorriem. (Fotos: Viktor Braga/UFC Informa e Divulgação)

O Iracema Digital é uma associação sem fins lucrativos que reúne empresários, acadêmicos, representantes do poder público e membros da sociedade civil que integram o ambiente de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Ceará.  A entidade tem como finalidade promover a articulação desses agentes no estado do Ceará em prol do desenvolvimento socioeconômico, educacional, científico, empresarial, cultural, tecnológico e inovador do estado.

Segundo a Profª Diana Azevedo, o reconhecimento traz dois aspectos muito importantes: a representatividade que o Iracema Digital tem na sociedade cearense – particularmente nas searas de educação, ciência, tecnologia e gestão de negócios – e a pessoa que dá o nome à comenda.

“Sinto-me muito lisonjeada com essa escolha. Receber uma comenda que leva o nome do Prof. Ariosto Holanda e um reconhecimento da comunidade cearense que labuta diuturnamente com ciência, tecnologia e educação é, para mim, uma grande honra, particularmente por ela me ter sido concedida na categoria Educação. Apesar de eu ser engenheira, quando me perguntam qual a minha profissão, eu sou antes de tudo professora, educadora e formadora de novos engenheiros”, declarou a Profª Diana.

Já a Profª Rossana Andrade disse ter sentido, ao ser comunicada da comenda, um misto entre emoção e sentimento de responsabilidade. “Fiquei sem palavras e emocionada. Primeiro, porque já é maravilhoso fazer parte deste seleto grupo do Iracema Digital, pela sua importância no ecossistema de TI do estado. Segundo, por receber a comenda Ariosto Holanda, um político historicamente em defesa da C&T e sempre aberto a nos ouvir. Além disso, estou do lado de pessoas que admiro muito, como Izolda Cela, Tarcísio Pequeno, Ricardo Liebmann, Diana Azevedo e Alci Porto”, orgulhou-se a agraciada.

As pesquisadoras juntam-se ao terceiro homenageado com a comenda nesta edição (na categoria Gestão), o diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no Ceará, Alci Porto. A solenidade de entrega da comenda será no dia 3 de maio, sexta-feira, às 17h, no Auditório José Flávio Costa Lima, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) (av. Barão de Studart, 1980, Aldeota).