Revalidação de Diploma

• Pró-Reitoria de Graduação
  • Assessoria de Legislação

Endereço: Campus do Pici - Bloco 308 - CEP 60455-760 - Fortaleza - CE
(Térreo do prédio da Biblioteca Universitária)
Fone: (85) 3366 9410 / 3366 9421
Sítio: www.prograd.ufc.br

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO

A UFC está em processo de adesão ao sistema Carolina Bori (plataforma Carolina Bori).

É possível a Revalidação de Diploma de Graduação expedido por estabelecimento estrangeiro de Ensino Superior de curso que também seja oferecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) estendendo-se a equivalência para áreas congêneres, similares ou afins aos cursos oferecidos pela Instituição.

O pedido deve ser feito na Pró-Reitoria de Graduação, firmado o prazo de seis meses, contando a partir da data de inscrição, para tramitação do processo.

O interessado na revalidação deverá sugerir no pedido o curso para o qual pretende obter equivalência. Entretanto, a UFC reserva o direito de conceder equivalência com o curso considerado com mais afinidade com aquele cursado no exterior.

Conforme Resolução Nº 01/CEPE, válido para todos os cursos ofertados pela UFC, exceto Medicina, é exigida a seguinte documentação para o processo de revalidação:

• Cópia da Carteira de Identidade para brasileiro ou naturalizado;
  • Cópia do CPF para brasileiro ou naturalizado;
  • Se estrangeiro, cópia da Cédula de Identidade de Estrangeiro com comprovação de regularidade de permanência no país emitido pela Polícia Federal, nos termos da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980;
  • Cópia autenticada do diploma a ser revalidado e cópia do histórico escolar do curso superior, devidamente registrado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, com visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
  • Cópia do histórico escolar do curso superior, devidamente registrado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, com visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
  • Ementas ou conteúdos programáticos dos componentes curriculares cursados, emitidos pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
  • Comprovante de pagamento da taxa administrativa no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), recolhida através de Guia de Recolhimento da União (GRU), no Banco do Brasil - 001.
  • Aos refugiados que não possam exibir a documentação solicitada, será admitida a substituição pelos meios de prova em direito permitidos.

Informações que devem constar na GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO - GRU:

• Unidade Gestora: 153045
  • Gestão: 15224
  • Código de recolhimento: 28830-6
  • Número de referência: 1530451522453
  • Competência: mês e ano de efetuação do pagamento
  • Vencimento: data do pagamento
  • CPF
  • Valor: R$ 1.500,00
  • Valor total: R$ 1.500,00

A GRU pode ser gerada através do seguinte endereço eletrônico: www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/gru

A tradução de toda a documentação em língua estrangeira será efetivada por tradutor público juramentado e deverá constar das folhas imediatamente seguintes ao documento traduzido, desde que solicitado pela Comissão de Revalidação.

Após o ato de formalização do processo na Pró-Reitoria de Graduação, não será permitida a anexação de qualquer documento, ressalvada a apresentação de outro(s) que venha(m) a ser exigido(s) pela Comissão de Revalidação, de que trata a Resolução Nº 01/CEPE.

Após a divulgação do resultado, o interessado poderá recorrer da decisão no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis, contados da data da comunicação ao requerente, exclusivamente se comprovado erro de fato ou de direito, não sendo admitida a adição de novos documentos.

O valor da taxa para processamento dos pedidos de revalidação de diplomas obtidos em instituições de ensino estrangeiras é definido pela Portaria Nº 21, de 23 de fevereiro de 2017.

REVALIDAÇÃO DIPLOMA DE MEDICINA

Em virtude da adesão da UFC ao REVALIDA (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras), desde 2012 não são mais recebidos pedidos de Revalidação de Diplomas de Medicina por meio de editais próprios da UFC. Os interessados na revalidação de títulos de graduação de Medicina poderão obter mais informações sobre o REVALIDA no endereço: revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.