Museu de Arte da UFC

Foto do prédio do Museu de Arte da UFCInaugurado a 25 de junho de 1961, o Museu de Arte da UFC - MAUC, preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público. O MAUC se mantém dentro da filosofia de seu fundador e idealizador, Antônio Martins Filho, primeiro Reitor da UFC, que criou o museu com a idéia de relacionar universalidade e regionalidade. Esse espírito é mantido ainda hoje, através do eclético acervo do MAUC, formado por obras populares e eruditas.

O MAUC tem 9 salas destinadas à exposição de longa duração (permanentes), sendo 4 coletivas: Os Fundadores, Arte Cearense, Arte Estrangeira, Cultura Popular, e 5 individuais: Chico da Silva, Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Raimundo Cela e Descartes Gadelha. Integra ainda o circuito do museu, a escultura “Cristo”, de ferro e cobre, localizada no Hall de entrada e o painel “Jangadas”, ambas de autoria de Zenon Barreto e produzida para a inauguração do novo prédio do MAUC, em 1965. O museu ainda conta conta com 3 espaços destinados às exposições de curta e média duração (temporárias).

Foto da lateral do prédio do Museu de Arte da UFCA Biblioteca Floriano Teixeira do MAUC mantém um acervo especializado em artes, constituído de livros, catálogos, periódicos, folhetos, entre outros tipos de documentos. A biblioteca conta com a coleção Jean-Pierre Chabloz, formada por livros e revistas da biblioteca particular do artista e a coleção de obras raras, composta por diapositivos, fitas de vídeo, revistas, folhetos e livros raros.

O acervo arquivístico do MAUC conta com dois fundos documentais distintos: Institucional e Jean Pierre Chabloz. o Arquivo Institucional do Museu foi organizado a partir fundação do museu, em 1961 e composto de documentos referente às atividades do Museu. O fundo J. P. Chabloz abrange toda uma documentação organizada pelo próprio artista ao longo de sua vida. Destaca-se nesta coleção a documentação produzida para o Serviço de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – SEMTA e reconhecida com o Selo da Unesco pelo seu Programa Memória do Mundo, em 2016, devido à sua importância e relevância para a história da sociedade.

Diretoria

Diretora: Graciele Karine Siqueira
Endereço: Av. da Universidade, 2854 - Benfica - CEP 60020-181 - Fortaleza - CE - Ver mapa
Fone: (85) 3366 7481 / 3366 7480