UFC e você contra o mosquito

Imagem: Capa da Edição 86 do Jornal da UFC - Fevereiro de 2018 O Ceará que se projeta para o futuro: A Universidade Federal do Ceará coordena, em parceria com o Governo do Estado, a Plataforma Ceará 2050, que prevê um planejamento abrangente e de longo prazo para o desenvolvimento estadual em diversas áreas.

Novos parâmetros do ensino básico em debate

Atenção psicológica: Clínica-Escola da UFC, há quatro décadas, presta atendimento psicológico gratuito para a comunidade, com a oferta de diversos serviços.

Crustáceos catalogados: Coleção Carcinológica do Labomar vem sendo recuperada em pesquisa iniciada em 2016, revelando espécimes que já estavam perdidos.

HQs na Universidade: Oficina de Quadrinhos da UFC forma, há mais de 30 anos, novos e criativos quadrinistas, que entram em um cenário cada vez mais abrangente.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 86 (PDF 2.36 MB - 8 páginas).

Imagem: Capa da Edição 85 do Jornal da UFC - Dezembro de 2017Inclusão e acessibilidade no ensino superior: Conheça a história de pessoas que, apesar das limitações físicas, conquistaram seu espaço dentro da Universidade. E saiba como a UFC tem se tornado mais acessível.

Pesquisa da UFC pode ajudar a combater o Parkinson

Balé para todos os públicos: Escola de Ballet da UFC oferta aulas gratuitas para comunidade interna e externa e agrega 120 alunos com idades que vão dos 17 aos 55 anos, em uma convivência harmônica.

“Felicidade de plástico”: Estudo em andamento no Curso de Psicologia discute a experiência da felicidade na sociedade dos dias atuais e as controvérsias que existem em torno desse tema.

Telemedicina no Interior: Profissionais do Hospital Universitário realizam sessões on-line com médicos do interior do Estado, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes à Capital e agilizando atendimento.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 85 (PDF 2.0 MB - 8 páginas).

Imagem: Capa da Edição 82 do Jornal da UFC - Setembro de 2017Excelência confirmada pelo MEC : Entenda por que a UFC obteve nota máxima em avaliação nacional e integra seleto grupo de universidades de excelência.

Cineclubes aliam conhecimento científico e arte

Olhos voltados para as estrelas: Grupo de pesquisa em astrofísica criado neste ano se dedica a uma área de estudos nova no Nordeste.

Quixadá em destaque: O campus celebra 10 anos com planos de avanço. Um centro de inovação tecnológica deverá ser construído para atrair empresas do setor de TIC.

Em discussão, o plágio : Equipe da revista Entrepalavras tem se dedicado a investigar as origens do problema no ambiente acadêmico. Pressão por produtividade está entre as causas. Conheça o que é e o que não é indicado em produções acadêmicas.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 82 (PDF 1.97 MB - 8 páginas).

Imagem: Capa da Edição 81 do Jornal da UFC - Agosto de 2017Como a ciência auxilia a gestão ÁGUA: Núcleo recém-criado na UFC representa esforço extra na busca de soluções para a convivência com o semiárido. A nova estrutura se alia a vários projetos criativos em curso na Universidade.

Cursos de especialização ganham novas regras

O prazer da leitura sem prazos: Projeto de compartilhamento de livros estimula usuários da Biblioteca a entrar no mundo da literatura e a dividir suas obras favoritas.

Brigada mirim contra o Aedes: Em escola pública de Fortaleza, crianças utilizam material da campanha UFC e Você contra o Mosquito e dão exemplo de cidadania.

Russas em destaque: Progep em Campi visitou a unidade acadêmica cujos projetos de pesquisa e extensão na área de tecnologia já rendem frutos à comunidade.

Precursores do sucesso cearense em olimpíadas de Matemática: Conheça o histórico de conquistas do Departamento de Matemática da UFC, que é pioneiro em competições nessa área de conhecimento.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 81 (PDF 3.24 MB - 8 páginas).

Imagem: Capa da Edição 83 do Jornal da UFC - Outubro de 2017Pesquisa em padrão Internacional : Avaliação da Capes, que dá a três cursos de pós-graduação da UFC nota máxima e eleva a quantidade de cursos nota 6, abre perspectivas e amplia responsabilidades.

Novas estruturas para acelerar a internacionalização

Uma pausa para a soneca cai bem: Projeto cria ambiente de descanso com foco na melhoria do rendimento dos alunos na sala de aula.

Tá na hora de brincar! Outubro é o mês da criança e o JUFC traz uma discussão sobre a importância do brincar, apresentando projetos de pesquisa e extensão da Universidade.

O Corredor de todos os públicos: O Corredor Cultural do Benfica, sonhado há anos, concretizou-se e mostrou a que veio. As próximas edições já estão sendo preparadas e a ideia é ocupar o bairro de forma permanente em 2018.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 83 (PDF 921.74 KB - 8 páginas).

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300