Jornal da UFC Nº 81 - Agosto de 2017 - Ano 14

Imagem: Capa da Edição 81 do Jornal da UFC - Agosto de 2017Como a ciência auxilia a gestão ÁGUA: Núcleo recém-criado na UFC representa esforço extra na busca de soluções para a convivência com o semiárido. A nova estrutura se alia a vários projetos criativos em curso na Universidade.

Cursos de especialização ganham novas regras

O prazer da leitura sem prazos: Projeto de compartilhamento de livros estimula usuários da Biblioteca a entrar no mundo da literatura e a dividir suas obras favoritas.

Brigada mirim contra o Aedes: Em escola pública de Fortaleza, crianças utilizam material da campanha UFC e Você contra o Mosquito e dão exemplo de cidadania.

Russas em destaque: Progep em Campi visitou a unidade acadêmica cujos projetos de pesquisa e extensão na área de tecnologia já rendem frutos à comunidade.

Precursores do sucesso cearense em olimpíadas de Matemática: Conheça o histórico de conquistas do Departamento de Matemática da UFC, que é pioneiro em competições nessa área de conhecimento.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 81 (PDF 3.24 MB - 8 páginas).

Jornal da UFC Nº 82 - Setembro de 2017 - Ano 14

Imagem: Capa da Edição 82 do Jornal da UFC - Setembro de 2017Excelência confirmada pelo MEC : Entenda por que a UFC obteve nota máxima em avaliação nacional e integra seleto grupo de universidades de excelência.

Cineclubes aliam conhecimento científico e arte

Olhos voltados para as estrelas: Grupo de pesquisa em astrofísica criado neste ano se dedica a uma área de estudos nova no Nordeste.

Quixadá em destaque: O campus celebra 10 anos com planos de avanço. Um centro de inovação tecnológica deverá ser construído para atrair empresas do setor de TIC.

Em discussão, o plágio : Equipe da revista Entrepalavras tem se dedicado a investigar as origens do problema no ambiente acadêmico. Pressão por produtividade está entre as causas. Conheça o que é e o que não é indicado em produções acadêmicas.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 82 (PDF 1.97 MB - 8 páginas).

Jornal da UFC Nº 84 - Novembro de 2017 - Ano 14

Imagem: Capa da Edição 84 do Jornal da UFC - Outubro de 2017Menos fronteiras linguísticas, mais inserção no mundo: Conheça as iniciativas da UFC na área de ensino-aprendizagem de idiomas. Um dos objetivos das ações é ampliar a importância da Universidade no cenário internacional.

Plano Institucional 2018-2022 será aprovado em dezembro

Ponto eletrônico: Segue a fase de testes do sistema eletrônico para registro de frequência de servidores técnico-administrativos da UFC. Implementação definitiva está programada para 2 de janeiro de 2018.

Licença-maternidade na pós: CEPE aprova resolução que agiliza a concessão de licença para mulheres que se tornam mães durante o mestrado ou doutorado. Bolsa e prazo de conclusão poderão ser automaticamente prorrogados.

Encontros Universitários: A edição de 2017 do evento, organizada pela PRPPG, inaugura novidades que devem se tornar legado, como as sessões temáticas transversais e os painéis.

Memórias do campus: Documentos, imagens e objetos que remontam à origem do Campus de Russas foram doados ao Memorial da UFC, que organiza, junto à diretoria da unidade, um espaço para preservação dos registros.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 84 (PDF 972.08 KB - 8 páginas).

Jornal da UFC Nº 83 - Outubro de 2017 - Ano 14

Imagem: Capa da Edição 83 do Jornal da UFC - Outubro de 2017Pesquisa em padrão Internacional : Avaliação da Capes, que dá a três cursos de pós-graduação da UFC nota máxima e eleva a quantidade de cursos nota 6, abre perspectivas e amplia responsabilidades.

Novas estruturas para acelerar a internacionalização

Uma pausa para a soneca cai bem: Projeto cria ambiente de descanso com foco na melhoria do rendimento dos alunos na sala de aula.

Tá na hora de brincar! Outubro é o mês da criança e o JUFC traz uma discussão sobre a importância do brincar, apresentando projetos de pesquisa e extensão da Universidade.

O Corredor de todos os públicos: O Corredor Cultural do Benfica, sonhado há anos, concretizou-se e mostrou a que veio. As próximas edições já estão sendo preparadas e a ideia é ocupar o bairro de forma permanente em 2018.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 83 (PDF 921.74 KB - 8 páginas).

Jornal da UFC Nº 80 - Julho de 2017 - Ano 14

Imagem: Capa da Edição 80 do Jornal da UFC - Julho de 2017O time de fora que chega para somar: Conheça a política de professores visitantes da UFC, que traz à Instituição pesquisadores de ponta para reforçar a produção científica.

Cursos de especialização ganham novas regras

Cuidado e atenção que fazem a diferença na vida de idosos: Completando 15 anos de atuação neste mês de julho, o Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) é referência em assistência multidisciplinar. Somente no ano passado, foram 5.415 atendimentos, a maioria deles relacionada a Alzheimer.

UFC é destaque nacional em depósito de patentes: A Universidade Federal do Ceará se destaca em inovação. De todas as instituições públicas e privadas do Brasil, ela é a quarta no pedido de registro de patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Baixe o arquivo do Jornal da UFC Nº 80 (PDF 2.31 MB - 8 páginas).