Sistemas e Mídias Digitais

O que faz

O profissional de Sistemas e Mídias Digitais atua no desenvolvimento de sistemas multimídia de forma bem diversificada: desde a área de sistemas tradicionais de computadores até jogos digitais. O diferencial do curso é a interação entre programação de sistemas digitais e comunicação baseadas e recursos multimídia.

O objetivo é desenvolver sistemas para web e dispositivos móveis. Profissionais de Sistemas e Mídias Digitais são capazes, por exemplo, de desenvolver simuladores seja de tiro para treinamento de policiais, seja de cirurgias para estudantes de Medicina. Na área da Educação, podem criar ferramentas colaborativas para alfabetização, educação a distância e aprendizagem de maneira mais ampla.

Além disso, trabalham com animações, consoles de videogames, mídias sociais, modelagem tridimensional, TV digital, edição audiovisual, bancos de dados, engenharia de software, redação, entre outros produtos.

O que estuda

O curso de Sistemas e Mídias Digitais disponibiliza uma grande variedade de disciplinas bem flexíveis, permitindo aos alunos direcionar seus estudos para uma das áreas de atuação. Os três primeiros semestres são formados por disciplinas básicas, como Design Gráfico e Programação de Computadores.

Após esse período os alunos escolhem as chamadas disciplinas eletivas que são escolhidas de acordo com a área de interesse do aluno: Comunicação em Mídias Digitais, Sistemas de Informação Multimídia e Jogos Digitais. Atualmente, o curso abrange conceitos de robótica e aprimoramento de sensores.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O profissional graduado em Sistemas e Mídias Digitais possui amplas possibilidades de atuação. Ele pode trabalhar em instituições de produção de conteúdos multimídia, agências de comunicação, produtoras de conteúdos interativos – como TV digital e telefonia celular –, produtoras de vídeo, estúdios de animação, portais de conteúdo e provedores de acesso à internet.

Exerce suas atividades ainda em meios de comunicação de massa (rádio, TV, revistas ou jornais), software-houses e empresas de desenvolvimento de jogos digitais.

Outros locais incluem empresas de avaliação de aplicativos e centros de pesquisas que atuem no desenvolvimento de novos saberes, práticas, técnicas e produtos voltados à área  Mais uma alternativa é a docência.

Como é o curso na UFC

Um dos cursos mais completos do País, criado em 2009, com o ingresso da primeira turma em 2010, oferece a titulação de bacharel. É ofertado no turno diurno, com ingresso de 55 alunos no primeiro semestre e duração de 4 anos, e também no noturno, com a entrada de mais 55 estudantes no segundo semestre, que terão 4 anos e meio para conclusão do curso. Ofertado na modalidade presencial, integra o Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici.

Mais sobre o curso

Sistemas e Mídias Digitais - Diurno - Fortaleza