Sistemas de Informação

O que faz

O curso de Sistemas de Informação, como bacharelado, visa formar profissionais da área de computação e informática para atuar em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. Para tanto, propicia formação básica sólida em Ciência da Computação e Matemática. Isso associado a uma formação complementar humanística com ênfase no estudo das organizações.

O egresso do curso pode trabalhar com desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de tecnologia e gestão de sistemas de informação. Elabora sistemas de armazenamento e transmissão de dados, analisa os riscos de sites ou redes e formula elementos para uma maior segurança do internauta. Praticamente todos os tipos de empresas necessitam do trabalho de um graduado na área, estando ela mais presente em nosso dia a dia do que possamos imaginar.

Quer exemplos? Ao acessarmos as informações bancárias através da Internet, efetuarmos uma compra ou realizarmos o cadastro em um site, necessitamos de um sistema de transmissão de dados e de elementos que garantam a segurança, como certificados. Fruto do atual mundo tecnológico e informatizado, pode-se dizer que essa área do saber forma profissionais que garantem um modo para a informação ser processada, organizada, conduzida e armazenada de forma adequada.

O que estuda

Com o objetivo de formar profissionais habilitados para aplicar a tecnologia da informação, o curso oferece uma forte base em Computação e Matemática. Na integralização curricular, formada essencialmente por disciplinas da área de exatas, aparecem Fundamentos de Programação, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software, Fundamentos de Bancos de Dados, Redes de Computadores, dentre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está aquecido para os graduados em Sistemas de Informação. Quem optar pela área encontrará postos de trabalho sem muita dificuldade. A procura é tamanha que multinacionais estão captando estudantes ainda na Universidade. Há postos de trabalho em indústrias, bancos, editoras, seguradoras, empresas de telefonia, de Internet e de consultoria em informática.

Um setor promissor é o de segurança de dados transmitidos pela Internet, devido à intensidade de transações via web. Outra área que tem grande oferta de postos de trabalho é a docência, resultado do crescimento dos cursos de Sistemas de Informação. O profissional também pode desenvolver suas atividades nos setores de telecomunicações, meteorologia, automotivo, aeroespacial, saúde, agricultura, governamental, dentre outros.

As funções possíveis incluem analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de sistemas de informação, analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, gerente de tecnologia da informação, gerente de sistemas de informação e ainda como consultor ou auditor em desenvolvimento de sistemas de informação, na área de infraestrutura e em gestão de sistemas de informação.

Como é o curso na UFC

Sistemas de Informação foi criado em 2007, no Campus de Quixadá. Atualmente oferece 50 vagas para turma única, com ingresso no primeiro semestre. É diurno e conta com oito semestres como tempo ideal para conclusão do curso. O prazo máximo para sua conclusão é estipulado em doze semestres.É ofertado também no campus Crateús, com entrada unificada no primeiro semestre, quando são ofertadas 50 vagas em turno diurno.

Mais sobre o curso

Sistemas de Informação - Crateús