Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O que faz

O analista de sistemas pode analisar, elaborar, especificar, documentar, implantar, testar, gerenciar e manter sistemas computacionais, trabalhando com projetos lógicos e físicos de sistemas de informação para ambientes web, desktop e dispositivos móveis. O profissional examina e administra bancos de dados, produz sistemas informatizados, cria programas conforme a necessidade do cliente, aprimora a segurança dos dados, desenvolve a arquitetura de um software e soluciona problemas detectados nos sistemas das empresas.

Otimizar o trabalho e a produção de empresas ou indústrias por meio da criação de programas, aplicativos ou sistemas faz parte da rotina do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ademais, o egresso pode trabalhar com hardwares, projetando e instaurando os melhores equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) e técnicas para conferir máxima eficiência ao trabalho digital. O graduado também está habilitado para aplicar os métodos e os princípios da engenharia de software focados na garantia da qualidade, a exemplo de robustez, segurança e usabilidade dos sistemas computacionais e dos processos relacionados ao desenvolvimento destes.

O que estuda

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua com conhecimentos gerais e específicos, com a realização de pesquisas científico-tecnológicas e as devidas aplicações no mercado de trabalho. Nos períodos iniciais, o discente estuda disciplinas como Ética e Legislação em TIC, Sistemas Operacionais, Fundamentos de Programação, Estrutura de Dados e Design de Interfaces. Também há oferta de disciplinas optativas ao longo da graduação, a exemplo de E-Business, Internet das Coisas e Testes de Software.

No terceiro e no quinto semestre, há carga horária destinada à prática profissional, a qual ocorre por meio dos Projetos Integradores, que estimulam os alunos a produzir trabalhos práticos que apresentem convergência para o contexto dos componentes curriculares cursados. Durante os períodos finais, são ministradas disciplinas como Desenvolvimento de Jogos Digitais, Gestão de Projetos de Software, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Governança de TI, e Empreendedorismo & Inovação em TI. Após concluir a graduação, o egresso pode fazer mestrado em Computação Aplicada, além de MBA em Gestão de Projetos e em Computação em Nuvem para aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Exemplos de áreas de interesse do analista de sistemas são engenharia de software e sistemas, desenvolvimento de jogos, desempenho, inteligência de negócios, aplicações embarcadas e voltadas à internet das coisas, governança de tecnologia da informação e gerenciamento de projetos e serviços. Os profissionais da área podem trabalhar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.

Outras possibilidades de atuação para o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas encontram-se em empresas de tecnologia,e em empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Os conhecimentos do graduado também são requisitados em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente, institutos e centros de pesquisa, órgãos públicos e organizações não governamentais.

Como é o curso na UFC

Implantado no campus de Itapajé em 2021, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece 30 vagas anuais (uma entrada por ano) e funciona com regime de matrícula semestral. A modalidade do curso é presencial e as aulas podem ocorrer pela manhã ou à tarde, embora seja dada preferência ao turno matutino. A duração mínima do curso é de 6 semestres e o prazo máximo para conclusão é de 9 semestres.

Mais sobre o curso

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Itapajé