Design Digital

O que faz

O bacharel em Design Digital está habilitado para criar, planejar, organizar e produzir, inclusive programando, interfaces de interação com o usuário para produtos de software, as quais devem atender a critérios de qualidade de uso como acessibilidade, ergonomia e usabilidade. A atuação do designer na elaboração de projetos e sistemas combinando informações artísticas, culturais, tecnológicas e visuais ocorre de maneira contextualizada com características históricas e culturais, potencialidades tecnológicas e aspectos de desenvolvimento das comunidades. Desse modo, o trabalho do profissional se fundamenta nos eixos da estética, da tecnologia e do planejamento.

Percebendo o design como ponto estratégico de empresas e novos empreendimentos, o egresso dá suporte aos processos corporativos de tomada de decisão. Além disso, o graduado pode realizar o mapeamento de necessidades e desenvolver soluções e estratégias, bem como executar projetos a partir de uma percepção estética e sistêmica de pessoas, ferramentas, processos e produtos, levando em conta questões éticas, socioambientais e de segurança.

Também pode o formado integrar esforços e projetos colaborativos, considerando a crescente diversidade cultural, social e tecnológica compreendida na concepção e na progressão de novos produtos digitais para o mercado, coordenar e supervisionar equipes de trabalho que reflitam essa pluralidade e multidisciplinaridade. Com esse perfil integrador e multidisciplinar, o designer vem sendo reconhecido como extremamente relevante em novos empreendimentos e projetos digitais na indústria de software e no setor de entretenimento digital e propaganda.

O que estuda

O curso de Design Digital propicia aos estudantes uma formação híbrida e multidisciplinar, fundamentada em quatro eixos: artes, comunicação, design e tecnologia. No que concerne à “tecnologia”, o bacharel estará apto a planejar, conceber e desenvolver produtos e interfaces digitais abrangendo várias linguagens e ambientes computacionais e com diversos usos. Já as áreas de “comunicação”, “design” e “artes” contribuem para as formações humanística, comunicacional, artística, crítica e criativa esperadas do egresso e surgem da necessidade de se considerar os fatores humanos em todo o ciclo de vida dos sistemas computacionais interativos, desde sua concepção até o descarte, passando principalmente pelos efeitos de sua utilização pelas pessoas.

Nos quatro semestres iniciais, são ministrados componentes curriculares como História da Arte, Desenho I e II, História do Design, Modelagem Tridimensional e Avaliação da Interação Humano-Computador. Já nos quatro períodos finais, Projeto de Interfaces Web, Tipografia, Empreendedorismo e Trabalho de Conclusão de Curso I e II compõem a estrutura curricular da graduação. Algumas disciplinas optativas que o discente pode cursar são Cinema e Animação, Fotografia, Inglês Instrumental I e II, Jogos Eletrônicos, Realidade Virtual, Engenharia de Software, Marketing, Arquitetura da Informação e Matemática Básica.

São ainda exemplos de disciplinas do curso os Projetos Integrados I, II, III e IV. Eles objetivam possibilitar aos alunos a oportunidade de colocar em prática os assuntos estudados por meio de trabalhos envolvendo problemas reais e cotidianos. Após concluir o bacharelado, o egresso pode cursar uma pós-graduação em áreas como Computação e Design de Interação.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Há uma ampla área de setores em que o bacharel em Design Digital pode trabalhar, tendo em vista a crescente demanda pela utilização de interfaces interativas e digitais em ramos da sociedade, a exemplo de educação, arte, cultura, entretenimento, publicidade, indústria e varejo. O egressopode atuar de forma autônoma, ser pesquisador ou profissional contratado em empresa pública ou privada, podendo desempenhar atividades relacionadas a web design, jogos eletrônicos, animação, arte eletrônica, computação gráfica, experiência do usuário, realidade virtual, interfaces digitais, sistemas de informação e desenvolvimento de software.

Algumas áreas e organizações específicas que se apresentam como mercado de trabalho para odesigner são empresas de avaliação e testes de sistemas e aplicações, portais de conteúdo digital e multimídia, e agências de comunicação e produtoras de conteúdos interativos (TV digital, dispositivos móveis, etc.). Outras possibilidades de atuação para o profissional encontram-se em centros de produção de conteúdos multimídia, vídeos e estúdios de animação e software houses (nas seções de desenvolvimento web, móveis e jogos), além de centros de pesquisas e estudos voltados à produção de novos saberes, práticas, técnicas e produtos digitais.

Como é o curso na UFC

Autorizado em 2014, o curso de Design Digital do campus da UFC em Quixadá teve sua primeira turma de ingressantes no primeiro semestre de 2015. A duração mínima da graduação é de 8 semestres e a máxima, de 12 períodos. Funcionando em regime semestral e na modalidade presencial, o bacharelado oferece 50 vagas, com uma entrada por ano. Com aulas no turno diurno, o curso tem as disciplinas obrigatórias ofertadas preferencialmente à tarde, embora disciplinas com turmas divididas (com aulas em laboratório) e algumas optativas ocorram também durante a manhã ou à noite.

Mais sobre o curso

Design Digital - Quixadá