Ciência de Dados

O que faz

O tecnólogo em Ciência de Dados está habilitado para interpretar fenômenos estatísticos, representar contextos do mundo real na forma de conjuntos, especificar modelos conceituais, físicos e lógicos de bancos de dados com suas estruturas e mecanismos de armazenamento, buscar e recuperar dados. Além disso, o profissional pode gerenciar processos de prospecção de informações com o objetivo de dar suporte às atividades táticas estratégicas das organizações, tomar decisões e inovar, com respaldo no conhecimento do funcionamento e dos aspectos técnicos de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação.

Também faz parte das atribuições do egresso selecionar ferramentas e estratégias de inteligência de negócios e mineração de dados, avaliar o desempenho, projetar, modelar, implementar, documentar, testar e administrar bancos de dados centralizados ou distribuídos. O profissional pode ainda planejar e desenvolver os meios adequados de integridade e segurança em bancos de dados, elaborar métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões gerenciais, vistoriar, realizar perícias, e emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.

O que estuda

O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados é multidisciplinar e se encontra na junção das áreas de Estatística, Computação e Matemática. Nos primeiros períodos, o aluno cursará componentes curriculares como Matemática Discreta, Introdução à Ciência de Dados, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Inferência Estatística e Inteligência Artificial. Ao longo da graduação, algumas optativas que o discente pode cursar são Álgebra Linear Computacional, Visualização e Exploração de Dados, Sistemas Embarcados, Sistemas Distribuídos, Computação Evolutiva e Simulação Estocástica.

Visando estimular as atividades em grupo e de classe e reforçar os aprendizados teóricos e práticos obtidos pelos estudantes no decorrer do curso, por meio da elaboração de um projeto e posterior execução e apresentação dos resultados alcançados, são desenvolvidos os Projetos Integradores I, II e III no quarto, no quinto e no sexto semestres, respectivamente. Também nos períodos finais, são ofertadas disciplinas a exemplo de Análise de Regressão I, Redes Neurais Artificiais, Mineração de Dados, Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões, e Empreendedorismo e Inovação. Os tecnólogos encontram opções de pós-graduação em programas relacionados às Ciências Exatas, tais como Ciência da Computação, Estatística, Matemática e Engenharias, além de poderem seguir seus estudos em áreas aplicadas, como Educação e Saúde.

Área de atuação/Mercado de trabalho

A graduação tem como propósito fornecer ao egresso uma formação sólida, abrangente e atualizada, permitindo que ele desenvolva o trabalho profissional frequentemente em parceria com profissionais de outras áreas, em que o tecnólogo em Ciência de Dados está apto a resolver problemas que envolvam desenho de estudos quantitativos, coleta, sistematização e análise de dados.

Ademais, possibilita a atuação na carreira acadêmica pelo ingresso em cursos de pós-graduação, buscando uma futura atuação em universidades, órgãos governamentais, centros de pesquisa e empresas de tecnologia. Outras oportunidades de trabalho para o graduado estão em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, organizações não governamentais, empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços.

Como é o curso na UFC

As aulas do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, implantado em 2021 no campus de Itapajé, são presenciais e ocorrem em turno integral. Há oferta de 30 vagas por ano, com uma entrada anual, e o regime de matrícula é semestral. O tempo mínimo para integralização do curso é de 6 semestres e o máximo é de 9 semestres.

Mais sobre o curso

Ciência de Dados - Itapajé