Economia Ecológica

O que faz

Com uma formação que estimula uma elevada consciência ecológica e profundo respeito aos biomas e à cultura local, o bacharel em Economia Ecológica compreende e examina as relações entre ambiente, economia e sociedade e os impactos ecossistêmicos gerados pelas atividades humanas sobre a natureza. Estas abrangem complexos produtivos, processos tecnológicos e projetos de infraestrutura voltados à logística da circulação de mercadorias e da mobilidade urbana.

Em empresas de consultoria, órgãos governamentais ou outras organizações, trabalhando em equipe, o profissional pode desenvolver estudos e pesquisas e elaborar pareceres técnicos referentes à avaliação e análise ambiental. Apto a realizar análises críticas como elementos básicos para a tomada de decisões quanto aos aspectos de natureza ambiental e socioeconômica com os quais se deparar, o egresso deve colocar a eficiência econômica como subordinada à sustentabilidade ecológica. Além do diagnóstico, o economista ecológico atua na precaução relativa aos efeitos das ações antrópicas sobre o ambiente e na recuperação de áreas degradadas.

O que estuda

O curso tem caráter interdisciplinar, dialogando com as grandes áreas das Ciências Naturais, das Ciências Humanas e das Ciências Agrárias, e transdisciplinar, proporcionando a essencial visão de totalidade e a percepção da riqueza das múltiplas determinações ambientais, econômicas, políticas e sociais que atravessam a história da humanidade. Nos semestres iniciais, há o objetivo de promover aos discentes o entendimento da primordialidade de uma gestão ecologicamente sustentável dos bens comuns. Algumas disciplinas dos primeiros quatro períodos são Antropologia Econômica, Formação Socioeconômica Geral, Economia Política e Natureza, Formação do Território Brasileiro e Poluição Ambiental.

Ao longo da graduação, há as disciplinas Trabalho de Campo Integrado I, II, III, IV e V, as quais incentivam o contato com diferentes realidades territoriais e englobam métodos participativos para diagnóstico, planejamento, projetos de estudo e intervenção, monitoramento e avaliação da intervenção e sistematização de experiências. Nos quatro períodos finais, são ofertados componentes curriculares como Geoprocessamento, Cartografia Social, Mundialização do Capital e Financeirização da Natureza e Direito Ambiental.

As disciplinas optativas disponibilizadas para o estudante incluem Políticas Agrárias e Agroalimentares, Pensamento Econômico Ecológico Contemporâneo e Populações Tradicionais, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Ademais, o egresso pode, na UFC, cursar pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), além de estar habilitado para participar da seleção em programas abrangendo áreas como Agroecologia, Solos, Extensão e Desenvolvimento Rural e Educação Ambiental.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Tendo possibilidades de mercado de trabalho tanto no setor público como no setor privado, o economista ecológico, com sólida formação ética, humanística e técnica, pode desenvolver atividades de ensino no campo da educação ambiental. Pode ainda fazer pesquisas e estudos sobre impactos ambientais e socioeconômicos decorrentes de projetos de investimentos públicos, privados, ou advindos de complexos produtivos em funcionamento.

A carreira como gestor ambiental e como formador de iniciativas comunitárias de economia que levem em consideração a entropia se apresentam como áreas em que o egresso pode contribuir com seus conhecimentos. Existem também oportunidades para desempenhar funções envolvendo certificação ambiental na construção civil.

Elaborar políticas de gestão ambiental de resíduos sólidos e líquidos e produzir estudos para o combate da desertificação e a recuperação de áreas degradadas do semiárido são outros exemplos de trabalhos do bacharel em Economia Ecológica. A consultoria de órgãos governamentais, de empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs) ou outras organizações representa uma possível área de atuação para o profissional.

Como é o curso na UFC

Sediado em Fortaleza, o Bacharelado em Economia Ecológica da UFC teve o primeiro ingresso no segundo semestre de 2015. Para a conclusão do curso, de modalidade presencial, o tempo mínimo de duração é de oito semestres, enquanto o máximo corresponde a doze períodos. São ofertadas 50 vagas anuais, com única entrada no segundo semestre letivo. A carga horária mínima da graduação totaliza 3.200 horas-aulas e as disciplinas são ministradas predominantemente no período noturno, com algumas ocorrendo no turno vespertino, sobretudo as de atividades de campo.

Mais sobre o curso

Economia Ecológica - Fortaleza