Segurança da Informação

O que faz

A segurança da informação consiste na proteção da informação contra ameaças que possam valer-se das vulnerabilidades dos ativos, tendo como cinco pilares fundamentais a serem respeitados a confidencialidade, a disponibilidade, a integridade, a irretratabilidade e a autenticidade dos componentes dos sistemas de informação (dados, redes, pessoas, hardware e software) e da cadeia de suprimentos organizacional. Dessa forma, o tecnólogo em Segurança da Informação analisa riscos e elabora soluções para garantir a segurança dos recursos de tecnologia da informação, gerencia sistemas de informações, projeta e administra redes de computadores seguras.

Também podem ser atribuições doprofissional fazer auditorias, gerir e proteger o fluxo de informações gerado por redes de computadores de uma organização, planejar contingências e recuperar informações em eventos sinistros (desastres, sequestro ou vazamento de dados). O egresso pode ainda implementar algoritmos criptográficos de domínio público, desenvolver e avaliar a atividade e o impacto de exploits e scripts presentes nas principais listas da internet, além de realizar levantamento de informações para a comprovação de atos ilícitos em sistemas e redes.

O que estuda

Nos primeiros semestres da graduação, algumas disciplinas que compõem a matriz curricular são Arquitetura de Computadores e Software Básico, Matemática Aplicada à Computação, Fundamentos de Programação, Princípios de Segurança da Informação, Estrutura de Dados e Criptografia e Segurança. Durante o terceiro e o quarto semestres do curso, parte da carga horária é voltada à prática profissional nos Projetos Integradores I e II, os quais têm como base temática a Segurança da Informação nos contextos científico, cultural, educativo e político, promovendo integração entre Universidade e sociedade.

Auditoria de Sistemas de Informações, Computação de Alto Desempenho, Simulação de Redes e Engenharia de Software são exemplos de optativas que o estudante pode cursar. Além disso, alguns componentes curriculares dos períodos finais do curso são Segurança em Sistemas Operacionais e Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Respostas a Sinistros e Plano de Continuidade de Negócios, Perícia Forense em Segurança da informação e Ética e Legislação em TIC.

Área de atuação/Mercado de trabalho

A partir da virtualização de muitos processos e serviços que antes só podiam ser acessados por meio do deslocamento até o local desejado, bancos, supermercados, setor alimentício e diversos tipos de lojas (físicas e virtuais) varejistas e atacadistas vêm investindo no atendimento digital para manter os clientes fiéis ao seu negócio. Empresas de tecnologia e órgãos públicos também requisitam os conhecimentos dos profissionais de Segurança da Informação.

Outras possibilidades de atuação para o graduado estão presentes em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria e em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. O tecnólogo em Segurança da Informação pode ainda executar tarefas em empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços, organizações não governamentais e institutos e centros de pesquisa. Algumas opções de pós-graduação para o egresso são mestrado e doutorado em Informática ou em Ciência da Computação.

Como é o curso na UFC

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação foi implantado no campus de Itapajé em 2021 e tem regime de matrícula semestral. São oferecidas 30 vagas anuais (uma turma por ano) para ingressantes. O tempo mínimo para integralização do curso é de 6 semestres, sendo o prazo máximo de 9 períodos. Seguindo a modalidade presencial, as aulas ocorrem, preferencialmente, no turno matutino, podendo haver disciplinas à tarde, conforme a necessidade.

Mais sobre o curso

Segurança da Informação - Itapajé