Gestão de Políticas Públicas

O que faz

O graduado em Gestão de Políticas Públicas deve estar apto para a realização de análises, elaboração de planos, estruturação, execução e avaliação de políticas, reformulação de programas, projetos e implementação de ações no âmbito das políticas públicas. Propor a simplificação e o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, além de trabalhar em equipes multiprofissionais e com gestão participativa e democrática são atividades que fazem parte do cotidiano do profissional.

Proatividade é uma característica que permite ao gestor de políticas públicas assumir posições de liderança no que se refere às tarefas de coordenação, direção, articulação, assessoria e consultoria em empresas públicas e privadas, quando, no caso destas, há relação com o setor público.

Administrar organizações e instituições não estatais de caráter público, nacionais e internacionais ou trabalhar em quaisquer outras organizações voltadas ao bem público também podem ser responsabilidades dos bacharéis. O(a) graduado(a) pode ainda fazer pesquisas e investigações direcionadas à identificação, recuperação histórica e análise de processos sociais complexos relativos à esfera pública.

O que estuda

A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas organiza-se em diversos campos do conhecimento científico, integrando, por exemplo, saberes da Ciência Política, das Ciências Econômicas, da Sociologia, da História e da Geografia. Durante os quatro semestres iniciais, todos os estudantes cursam as mesmas disciplinas obrigatórias, como Fundamentos de Economia, Sociologia Aplicada a Políticas Públicas, Fundamentos e Teorias da Administração, e Políticas Sociais.

A partir do 5° semestre, o estudante pode escolher um itinerário formativo, constituído por um grupo de disciplinas eletivas que irão conduzir sua formação em uma área específica: 1. Políticas Públicas, Gestão Governamental e Desenvolvimento; 2. Políticas Sociais; 3. Avaliação de Políticas Públicas. É também do quinto semestre em diante que o Estágio e a Monografia são desenvolvidos. O(a) graduado(a) pode fazer o mestrado acadêmico do PPGAPP (Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas) ou o profissional do MAPP (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas).

Área de atuação/Mercado de trabalho

Os bacharéis em Gestão de Políticas Públicas podem atuar em entidades públicas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e nas esferas municipal, estadual e federal; em autarquias, agências reguladoras e de desenvolvimento, sociedades de economia mista, empresas, fundações e consórcios públicos, entidades e agências das regiões metropolitanas e associações de municípios.

A presença do profissional também é requisitada em organizações da sociedade civil, como movimentos e projetos sociais, e em instituições participativas, a exemplo de fóruns e conferências. Ademais, a atuação do(a) graduado(a) estende-se a cooperativas e organizações de economia solidária, organizações internacionais, organismos multilaterais, representações diplomáticas e a organizações de representação política e profissional, como partidos políticos e sindicatos.

Como é o curso na UFC

Criado em 2015 e ofertado desde o mesmo ano, o Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas oferece, anualmente, 50 vagas para ingresso de discentes no Curso. As aulas ocorrem, primordialmente, no turno vespertino, porém algumas disciplinas podem ser ofertadas no período da manhã ou da noite. A graduação em Gestão de Políticas Públicas tem duração mínima de oito semestres.

Mais sobre o curso

Gestão de Políticas Públicas - Fortaleza