Procurar no portal

Engenharia de Produção

O que faz

Mapear, identificar, descrever e solucionar problemas relativos ao desempenho dos sistemas de produção, considerando a realidade global e local, são algumas das tarefas a serem executadas pelo bacharel em Engenharia de Produção. Além disso, o profissional dessa área pode dimensionar e integrar recursos físicos, financeiros e humanos com o objetivo de produzir com eficiência e ao menor custo, atentando-se à perspectiva de contínuas melhorias.

Com formação generalista que permite atuação em diversos campos, o engenheiro de produção pode trabalhar nos tradicionais setores industriais, nas áreas de comércio, saúde, serviços, construção e setor financeiro. Também está habilitado para incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, nos aspectos tecnológicos e organizacionais, aperfeiçoando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria.

O graduado modela sistemas de produção e auxilia na tomada de decisões por meio do uso de ferramental matemático e estatístico, além de conseguir, no caso de empresas, gerenciar e otimizar o fluxo de informação. A pesquisa, o desenvolvimento, a adaptação e o uso de novas tecnologias de maneira inovadora e empreendedora também são possibilidades para o engenheiro de produção.

O que estuda

O curso de Bacharelado em Engenharia de Produção demanda conhecimentos prévios de física e matemática abordados no Ensino Médio. Com o fim de nivelar e aumentar a assimilação das disciplinas da graduação que necessitam dessa base conceitual, atividades extracurriculares obrigatórias de revisão de matemática e física são ofertadas e, posteriormente, aproveitadas como 48 das 112 horas de carga horária de atividades complementares.

O primeiro ano ocorre com oferta de disciplinas em regime anual, enquanto o restante do curso, em regime semestral, com exceção da atividade Trabalho de Conclusão de Curso, ofertada no 9º e no 10º períodos. A Organização Curricular é constituída de 51 componentes curriculares obrigatórios e 21 optativos. Além das atividades complementares e de componentes curriculares de formação básica e profissionalizante que abrangem os fundamentos específicos e tecnológicos da Engenharia, há os conteúdos específicos, os quais são extensões e aprofundamentos do núcleo de conteúdos profissionalizantes.

Nos primeiros semestres, são ministradas disciplinas como Cálculo Fundamental, Probabilidade e Estatística, Ciência dos Materiais e Fundamentos da Economia e da Administração. Do quinto período em diante, disciplinas como Gestão de Qualidade, Engenharia Ambiental, Sistema de Informação Gerencial e Ergonomia compõem a estrutura curricular. A atividade Estágio Supervisionado deve ser cursada preferencialmente no décimo semestre da graduação. O egresso pode se especializar em áreas como Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Negócios em Serviço.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O engenheiro de produção está apto para projetar, analisar e gerir sistemas de produção em vários setores, como metalomecânico, eletroeletrônico, químico, petroquímico, ceramista, construção civil, transportes, vestuário, alimentos e bebidas, logística e distribuição de mercadorias, agroindústria, bancário e serviços em geral. A base multidisciplinar da matriz curricular do curso permite ao egresso atuar também na área de Educação em Engenharia de Produção, elencada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), contribuindo para a formação de profissionais, a organização didático-pedagógica, as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Já na área de Pesquisa Operacional, o bacharel utiliza modelos matemáticos geralmente processados computacionalmente para solucionar problemas relacionados à tomada de decisões.

Ainda segundo a ABEPRO, o graduado pode executar tarefas de Engenharia do Trabalho, preservando a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Outra possibilidade é trabalhar na Engenharia da Qualidade, planejando, projetando e controlando os sistemas de gestão da qualidade. Ademais, existe a possibilidade de atuação na Engenharia da Sustentabilidade, na qual o engenheiro de produção planeja o uso eficiente dos recursos naturais em sistemas produtivos, atentando-se à responsabilidade social, à destinação e ao tratamento dos resíduos e efluentes dos referidos sistemas.

Como é o curso na UFC

Autorizado em 2014, o curso de Engenharia de Produção da UFC, campus de Russas, iniciou as atividades em 2015. O bacharelado oferece 50 vagas anuais (uma entrada por ano). A modalidade do curso é presencial e as aulas ocorrem nos turnos matutino e vespertino. A duração mínima do curso de Engenharia de Produção é de 10 semestres e a máxima, de 15 semestres.

Mais sobre o curso

Engenharia de Produção - Russas

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300