Engenharia de Minas

O que faz

ft engenharia de minas 01 300x200Os Engenheiros de Minas são os principais responsáveis pela produção segura, ambientalmente correta e eficiente dos recursos minerais do planeta. Eles trabalham com minérios, gemas, recursos energéticos e minerais e rochas industriais. Constrói estruturas, como: barragens de rejeito, pilhas de estéril, minas a céu aberto e subterrâneas, além de, realizar desmonte de rochas e perfurações de poços artesianos. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas.

O que estuda

O curso de Engenharia de Minas proporciona ao estudante uma sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, focado em técnica científica e profissional geral que o capacite a apreender e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Durante a graduação, o aluno adquire conhecimentos teóricos que se articulam com a prática através de atividades nos laboratórios, aulas de campos, extensão e visitas técnicas. O currículo integraliza disciplinas básicas (Álgebra Linear, Cálculo Vetorial, Química Geral, Eletromagnetismo, Probabilidade e Estatística, Programação Computacional etc.), disciplinas profissionalizantes ( Mineralogia, Petrografia, Topografia, Mecânica dos Sólidos entre outras) e disciplinas específicas (Aproveitamento Sustentável de Rejeitos, Barragens, Descomissionamento de Mina, Desenho Técnico, Tratamento de Efluentes na Mineração e Desenvolvimento de Processo) englobando também conhecimentos na área de Administração e Economia.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Os profissionais Engenheiros de Minas atendem às múltiplas exigências da indústria de mineração. O mercado de trabalho para este profissional é constituído por empresas públicas, privadas ou de economia mista, órgãos governamentais nas três esferas de governo, organizações sociais de interesse público e organizações não governamentais. Podem atuar também em instituições de ensino e instituições de pesquisa tecnológica, empresas de prestação de serviços, bancos e empresas que atuam na comercialização de bens minerais.

Como é o curso na UFC

ft engenharia de minas 02 300x200O bacharelado em Engenharia de Minas se localiza no campus de Crateús e teve suas atividades acadêmicas iniciadas no primeiro período de 2016. As aulas ocorrem na modalidade presencial, em turno diurno, com tempo mínimo de duração de 10 semestres. São oferecidas 50 vagas anuais, com única entrada no primeiro semestre letivo.

Engenharia de Minas - Crateús