Matemática Industrial

O QUE FAZ

Unir Matemática, Estatística e Computação, aliando percepção e criatividade, para a solução de problemas e otimização de atividades é uma das atribuições do graduado na área. Caracterizado pela versatilidade, o campo de atuação do Matemático Industrial abrange diversas fases da cadeia produtiva das organizações. Em um novo serviço ou produto de uma empresa, o matemático industrial pode trabalhar desde a sua elaboração, utilizando-se de análise de recursos e custos, como também no planejamento da produção, na logística e programação da distribuição; na previsão da manutenção do maquinário e no controle de estoques. Atua ainda na gestão de funcionários, através da melhor alocação de recursos humanos e definição de escalas de trabalho dentro da indústria. Na entrega de mercadorias, determina o plano de atendimento de clientes e o dimensionamento da frota de veículos. Capacitado para buscar soluções de forma eficiente e segura, auxiliando diferentes campos do conhecimento, o matemático industrial pode exercer suas funções, por exemplo, na decisão de uma ferramenta de pesquisa eficaz para uma companhia de busca eletrônica; na realização de testes de ergonomia e segurança em empresas automobilísticas; na transferência de dados, com rapidez e confiabilidade, em uma rede de comunicação; na mensuração da eficiência de setores, pessoas ou processos e até mesmo na Biomatemática, na análise de expansão de uma doença e definição de políticas públicas de vacinação, em casos de epidemia.

O QUE ESTUDA

Para saber usar os modelos básicos de tomadas de decisão em Matemática Aplicada e, ainda, aplicar técnicas de análise e modelagem matemática, o estudante de graduação irá receber uma formação dividida em cinco unidades curriculares: Métodos Matemáticos, Métodos Estatísticos, Computação, Pesquisa Operacional e Formação Complementar. A matriz curricular está estruturada em um Ciclo de Formação Básica, que vai até o quarto semestre. Do quarto até o sétimo semestre o aluno vivencia o Ciclo de Formação Profissional. No último ano do curso, que corresponde ao sétimo e oitavo semestres, o aluno pode optar pelo desenvolvimento de uma monografia, participar de estágio supervisionado ou ainda pelas duas atividades. Exemplos de disciplinas do curso são: Matemática Finita, Análise Exploratória de Dados, Tecnologia da Informação, Otimização em Redes e Álgebra Linear Computacional, Programação Linear e Inteira e Métodos Numéricos.

ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO

Controle e gerenciamento adequado de dados são demandas primordiais das empresas do mundo atual. Por conta disso, Matemática, Estatística e Computação são, hoje, ferramentas essenciais para o sucesso das organizações. O resultado disso, para os bachareis em Matemática Industrial, é um mercado de trabalho amplo e em franca expansão. Os graduados na área podem trabalhar em diversos setores: Transporte, Comunicação, Medicamentos, Alimentício, Têxtil, Eletrônico, Metalúrgico, Computação, Energético e Ciências da Informação. Oportunidades também no desenvolvimento de atividades em empresas de extração e refino de petróleo; no setor financeiro, na análise de finanças e investimentos; na Climatologia, no processamento de imagens de satélite, na Agroindústria e Ecologia e no gerenciamento ambiental. Outras vertentes são a prestação de serviços de consultoria especializada em gestão, atividades em institutos de pesquisa ou ainda na área acadêmica.

COMO É O CURSO NA UFC

O curso de Matemática Industrial é ofertado no período diurno, com duração mínima de quatro anos e máxima de seis, em sistema de créditos semestral, somando 3.056 horas/aula. Na seleção para ingresso, são disponibilizadas 30 vagas anuais, sendo todos classificados para ingressar no primeiro semestre de cada ano. A graduação em Matemática Industrial integra o Centro de Ciências, no Campus do Pici.

MAIS SOBRE O CURSO

Matemática Industrial - Fortaleza

© 2014 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo