Fisioterapia

O que faz

A Fisioterapia é uma área que busca o restabelecimento de funções físicas do corpo humano. Através do amplo conhecimento das estruturas anátomo-fisiológicas, esse profissional atua no tratamento de lesões, deficiências neuromusculares ou musculoesquelético, problemas motores e funcionais, além de disfunções causadas por eventos externos, como acidentes ou vícios de postura; ou internos, como alternações genéticas. Para tanto, utiliza-se de procedimentos envolvendo tratamentos à base de calor ou frio (termoterapia), compressas, alongamento, massagens, ou ainda através do uso da eletricidade (eletroterapia), luz, água (hidroterapia), movimento (cinesioterapia), dentre outros elementos. Em sua atividade, desenvolve terapêuticas focando não somente o físico, mas que visem à repercussão no nível psíquico do indivíduo, um exemplo é a Fisioterapia aplicada à saúde mental. No âmbito da Medicina preventiva, elabora estratégias e aplica métodos e exercícios buscando evitar enfermidades devido à movimentação excessiva ou inadequada em ambientes de trabalho ou estudo, como indústrias, empresas ou escolas. Ainda nesse campo, desenvolve ações educativas e de promoção da qualidade de vida.

O que estuda

A formação do fisioterapeuta é sedimentada em conhecimentos que permitem que ele avalie a enfermidade e estabeleça todas as etapas do tratamento do paciente. É dividida em cinco áreas principais: Formação Social e Humana, Formação Biológica, Formação Pré-Profissional Integrativa, Formação Profissional Instrumental e Formação Profissional Avançada. No primeiro eixo, os alunos veem conteúdos como Socioantropologia para a Saúde, Epidemiologia (estudo das epidemias) e Políticas de Saúde. Já a Formação Biológica aborda conhecimentos em Anatomia e Fisiologia Humana, Biologia Celular e Genética, dentre outros. Na Formação Pré-profissional Integrativa, o aluno imerge na prática fisioterapêutica. Na Formação Profissional Instrumental, a Fisioterapia é abordada nas vertentes Estética, em Dermatologia, em Neurologia, em Psiquiatria, na Terceira Idade e em mais 13 especialidades. Fechando o ciclo, no Eixo Profissional Avançado, o futuro profissional estuda desenvolvimento em clínica com a atuação em Fisioterapia Clínica Ambulatorial e o Internato.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Profissão relativamente nova no País a Fisioterapia é, hoje, um campo que cresce em oportunidades de trabalho. Isso se dá devido à percepção mais ampla da atuação do profissional: se antes eles estavam restritos ao restabelecimento dos movimentos e tratamento das disfunções físicas – no acompanhamento de pessoas acidentadas, idosos e crianças com problemas motores – agora atuam com mais ênfase na prevenção de doenças, educação e melhoria da qualidade de vida. Exemplo disso é a Fisioterapia em empresas e indústrias, na atenção à saúde do trabalhador com programas de reeducação postural com o objetivo de tratar e prevenir problemas musculares. Com diversos campos de atuação, os graduados na área podem trabalhar com Fisioterapia Clínica em hospitais, clínicas, postos de saúde, ambulatórios, consultórios e centros de reabilitação. Outras vertentes são a Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária e elaboração e implantação de programas institucionais e ações básicas de saúde e prevenção. Podem ainda desenvolver atividades em empresas de equipamentos esportivos e de uso fisioterápico, clubes, academias, centros desportivos, creches e asilos. Uma possibilidade é a Educação, na docência em escolas ou instituições de nível superior ou coordenação de cursos. Áreas de destaque são a Fisioterapia Esportiva, a Estética, na prevenção de cicatrizes e tratamentos de celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo e queimaduras, e a Geriátrica, devido ao envelhecimento da população. O fisioterapeuta pode ainda realizar atendimento domiciliar, o chamado home care.

Como é o curso na UFC

O Curso de Fisioterapia da UFC, com ênfase na área hospitalar, oferta 40 vagas para turma única. A graduação é diurna, com 10 semestres, totalizando uma carga horária de 4.496 horas. O tempo máximo de integralização curricular será de 15 semestres. O curso integra a Faculdade de Medicina, no Campus do Porangabuçu.

Mais sobre o curso

Fisioterapia - Fortaleza