Engenharia Química

O que faz

Transformar matérias-primas em produtos beneficiados através de processos físicos, químicos e biológicos é a atividade básica do engenheiro químico. Através do seu trabalho, ele cria produtos químicos e petroquímicos para o setor industrial além de fazer sua análise. Outra atribuição desse profissional é desenvolver novos equipamentos, tecnologias e processos para o setor, com enfoque na preservação ecológica. Em relação à área ambiental, o engenheiro químico pode definir métodos adequados de eliminação e tratamento dos resídios e esgotos, como controle da poluição. Dentre as atividades, estão ainda projetar e instalar fábricas, supervisionando suas etapas de produção, além de elaborar métodos de aumento de produtividade e redução de custos. O desenvolvimento de novas formas de energia, como o biodiesel, está dentre as suas atribuições, como a obtenção de matérias-primas de melhor qualidade e mais baratas. Exemplos de produtos que são obtidos pelo engenheiro químico são medicamentos, fertilizantes, combustíveis e alimentos.

O QUE ESTUDA

Para poder analisar os processos de transformação da matéria, uma formação abrangente é o que pode esperar o estudante de Engenharia Química. Os estudos abrangem ciências básicas (Química, Matemática, Física) e disciplinas de Engenharia. O engenheiro químico é preparado para atuar no mercado, tanto nos processos industriais, através de lições de Operações Unitárias (o que possibilita a melhoria dos processos), Projeto Industrial (criação de novos processos), Termodinâmica e Fenômenos de Transporte (que estuda como os processos ocorrem) e Reatores Químicos, quanto no gerenciamento industrial, com aulas de Economia e Administração. Ainda integram seu histórico aulas relacionadas ao Refino do Petróleo, Biotecnologia, Ciências dos Materiais, além de atividades em laboratório.

Área de atuação/Mercado de trabalho

País do álcool, biodiesel e outros produtos derivados da agricultura, o Brasil oferece um mercado em expansão para os graduados em Engenharia Química. Setores de grande demanda são o petroquímico (atividade industrial de produção de derivados de petróleo), de papel de celulose, sucro-alcooleiro, de alimentos, de plásticos e farmacêutico. De uma forma geral, o profissional tem boas chances nos setores de conhecimento de alta tecnologia, como a Biotecnologia (uso industrial de micro-organismos, sendo utilizada com mais ênfase na agricultura e medicina). Devido à atenção ao meio ambiente, outro setor que recebe muitos desses profissionais é o reaproveitamento de materiais, como tratamento de resíduos e indústrias de reciclagem. No setor industrial, o engenheiro químico pode trabalhar nos mais variados ramos, como o de cimento, extração de minerais, de cosméticos, de polímeros (por exemplo, plásticos), de tintas, de cerâmica, de fertilizantes e siderúrgicas. Opções são a indústria automobilística, no desenvolvimento e aprimoramento de combustíveis, e a de alimentos, que apresenta demanda crescente na pesquisa de alimentos de fácil preparo.

Como é o curso na UFC

O Curso de Graduação em Engenharia Química da UFC iniciou suas atividade em 1956. Atualmente são oferecidas 70 vagas/ano. O período mínimo para conclusão do curso é de nove semestres, e no máximo, de 18. O curso é diurno e integra a unidade acadêmica Centro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Mais sobre o curso

Engenharia Química - Fortaleza