Engenharia de Teleinformática

O que faz

Planejar, conceber, especificar, projetar e implementar sistemas de comunicações e sistemas de computação, abrangendo todos os aspectos da transmissão, recepção e processamento da informação. Este é o principal papel do engenheiro de Teleinformática. Esse profissional também está habilitado a realizar testes de aceitação e inspeção em equipamentos e sistemas de teleinformática; fiscalizar, executar vistorias e perícias, emitir laudos técnicos e estudos de modelagem e de viabilidade de sistemas de telecomunicações e computação e operar e manter sistemas e equipamentos de telecomunicações em geral. Os engenheiros de Teleinformática atuam na análise de projetos, oferecendo consultoria e orientação técnica, supervisionando e coordenando estudos e projetos de sistemas de comunicações e computação e desenvolvendo softwares para integrar redes de informação. Podem exercer atividades de gestão e gerência em empresas de tecnologia da informação e propor soluções inovadoras que permitam maior qualidade dos produtos e serviços em teleinformática. Por fim, devido à sua sólida e consistente formação profissional técnica e científica, voltada para a inserção e o atendimento às necessidades e aos interesses socioacadêmico-industriais, o engenheiro de Teleinformática é capaz de absorver, gerar, desenvolver e gerenciar novas tecnologias e suas aplicações, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas afins, considerando seus aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às necessidades da sociedade.

O que estuda

Para poder exercer tantas atividades e atuar em áreas onde a complexidade, a quantidade e a qualidade da informação são constantemente crescentes, é necessária uma sólida formação multidisciplinar. A Física, a Matemática e a Tecnologia da Informação são os pilares de sua formação. O currículo dá ênfase às  isciplinas das áreas exatas, em especial àquelas relacionadas à Engenharia, como Processamento Digital de Sinais, Sistemas de Comunicações, Sistemas de Computação, entre outras. O pensar crítico e criativo focado no objetivo é exercitado durante toda a formação.

Área de atuação/Mercado de trabalho

A grande área das Ciências e Tecnologias da Informação e das Comunicações tem forte influência no mundo comercial, industrial, político e social, viabilizando a organização e o crescimento dos países. O estudante em Engenharia de Teleinformática tem amplas possibilidades e oportunidades para uma atuação profissional de sucesso duradouro. O egresso do curso pode atuar em diversos setores do mercado de trabalho, pois domina conteúdos técnico-científicos profissionais e gerenciais importantes, baseados em hardware e software, nas áreas integradas e também independentes das Engenharias de Telecomunicações e de Computação, e está habilitado a exercer atividades industriais e gerenciais associadas aos setores de telecomunicações; informática; telemática; televisão; instrumentação eletrônica predial, laboratorial e hospitalar; sistemas de aquisição de dados; processamentos de imagens, som, fala, vídeo, dados e texto; multimídia; telemedicina; robótica; automação industrial; automação comercial; sistemas e redes wireless; radiodifusão; micro-ondas; fibras ópticas; comunicações via cabo e comunicações via satélite.

Como é o curso na UFC

O Curso de Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará foi criado em 2003 e sua primeira turma teve início em março de 2004. A partir do vestibular 2008, o curso passou a oferecer duas turmas: uma diurna, com 60 vagas, e uma noturna, hoje, com 50 vagas. Em ambas, o aluno tem a possibilidade de obter o diploma de Engenharia de Teleinformática com ênfase em Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia da Computação. O curso integra o Centro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Mais sobre os cursos

Engenharia de Teleinformática – Fortaleza