Engenharia de Software

O que faz

Desenvolver softwares de qualidade, fáceis de manter, de baixo custo e seguros. Essa é uma das atribuições do graduado em Engenharia de Software. Profissional essencial em um mundo onde os avanços da tecnologia da informação e comunicação ocorrem de forma vertiginosa, eles criam o design, a arquitetura e o projeto detalhado de programas de computador.

Dominam as linguagens de programação, bases de dados, ferramentas, plataformas e, através desse suporte, realizam a manutenção e executam atividades pertinentes à qualidade de software, como verificação, validação, revisões, inspeções e testes desses produtos. Gerenciam pequenos projetos de elaboração de software, aliando ao planejamento as estimativas de custo.

Podem trabalhar como analistas de sistema – sendo responsáveis pelas atividades de estudo durante a construção do software – projetistas ou arquitetos de sistema.  Os engenheiros de software executam projetos e estudos como gerentes de configuração, de qualidade e de projetos e, também, como consultores e auditores, prestando serviço de diagnóstico a empresas, instituições e governos. No cotidiano, podemos ver o resultado do trabalho desses engenheiros em jogos, palmtops, smartphones, portais na internet e sistemas que oferecem suporte a administração de empresas, comércios e atividades de profissionais liberais.

O que estuda

A graduação em Engenharia de Software é alicerçada em quatro eixos formação básica, formação tecnológica, formação humanística e formação suplementar. Na formação básica, o aluno entra em contato com saberes elementares para o desenvolvimento de softwares, como Fundamentos de Programação, Linguagens de Programação e Arquitetura de Softwares. Nesse momento ainda, o estudante desenvolve conhecimentos em Ciência da Computação e Matemática.

A formação tecnológica é composta por disciplinas relacionadas à engenharia de software e às tecnologias da informação e comunicação, como Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis, Redes e Sistemas Distribuídos e Interface Humano-Computador. Integram a formação suplementar e humanística disciplinas de Administração, Direito e Línguas. Sedimentando a preparação desses futuros engenheiros, há o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O Ceará é um dos maiores polos de desenvolvimento de software do país e conta com mais de 200 empresas atuando na área. Isso significa boas oportunidades de emprego para os engenheiros de software no Estado; cenário esse também favorável em âmbito nacional.

Podem atuar desenvolvendo novas tecnologias para indústrias e empresas, em universidades, centros de pesquisa, empresas de informática e relacionadas; ou seguir a carreira acadêmica. O profissional pode ainda trabalhar nas áreas médica e educacional. Chances ainda em empresas públicas, privadas ou de economia mista, órgãos governamentais e organizações não governamentais.

Como é o curso na UFC

O curso de bacharelado em Engenharia de Software em Quixadá é diurno, com duração de quatro anos. Atualmente, são oferecidas 50 vagas a cada seleção, para turma única. Suas atividades se desenvolvem em conjunto com outras duas graduações o bacharelado em Sistemas de Informação e o curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Em 2014.2 iniciaram-se as atividades da primeira turma do curso no Campus de Russas. Hoje são ofertadas 100 vagas por ano no período diurno, sendo 50 a cada semestre.

Mais sobre o curso

Engenharia de Software - Quixadá