Design de Moda

O QUE FAZ

Quando se fala em Design de Moda, a primeira coisa que deve vir à cabeça de muita gente é a criação de roupas, joias e acessórios. De fato, atuar como estilista é uma atribuição dos graduados na área, mas é apenas uma dentre as várias possibilidades. O profissional tem a opção de atuar como consultor de moda e imagem, que define qual estilo seu cliente deve adotar de acordo com o tipo físico e características pessoais, ou como coordenador de moda, trabalhando na análise do mercado para compra de materiais e coleções de roupas para lojas. Ele verifica as tendências e orienta equipes em indústrias. Outra área de trabalho é como designer, seja têxtil, no desenho de estampas e desenvolvimento de tecidos, texturas, tingimentos e tecelagens, seja de acessórios. Outras possibilidades são: a fotografia de moda, realizando editoriais para revistas e agências de publicidade; modelagem, na transposição para moldes dos desenhos dos estilistas; produção de desfiles, catálogos de moda, editoriais e campanhas publicitárias; gerência de moda, na supervisão da compra de material e acompanhamento das vendas de indústrias e empresas, e vitrinismo e interiores de lojas, na concepção da vitrine e espaço interno de lojas. Para os egressos do Curso de Design de Moda, ainda é possível trabalhar como figurinista para novelas, filmes, peças de teatro e peças publicitárias; comprador, escolhendo os produtos que irão compor a coleção; no desenvolvimento de coleções, definindo a quantidade de peças, modelos e tamanhos, e nos setores administrativos e demarketing de empresas, na pesquisa de mercado e tendências, com controle de custos, qualidade e vendas. Como estilista, pode também elaborar peças para decoração, entrevistas coletivas, dentre outras atividades.

O QUE ESTUDA

O Curso de Design de Moda habilita o estudante a atuar em todos os campos do mercado de moda. Na parte de elaboração artística, Desenho e História da Arte são alguns dos conhecimentos transmitidos. Nessa área o aluno confere disciplinas como Desenho de Moda, História da Arte Contemporânea, Estudo da Forma e da Cor e História da Indumentária. O graduando em Estilismo aprende ainda sobre Planejamento e Criação, Tecnologia Têxtil e de Confecção, Marketing e Publicidade de Moda e Administração de Atividades ligadas à moda, como Organização e Economia de Empresas. Após a graduação, o profissional pode especializar-se em áreas como Modelismo, Vitrinismo, Produção de Moda, Fotografia de Moda, dentre outras. Para ser um bom profissional do setor é necessário estar sempre atualizado e conectado com as informações e tendências do mundo cotidiano.

ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO

Um mercado que movimenta enormes cifras e em constante expansão. Assim é a moda no mundo. No Brasil, não poderia ser diferente: a área têxtil é uma das que mais empregam no País. O mercado nacional, com um grande número de empresas no setor, é muito carente de mão de obra qualificada. Portanto, boas chances de trabalho para os graduados na área. Os profissionais desse ramo podem atuar em confecções, malharias, tecelagens, fiações, indústrias têxteis, de sapatos e acessórios, indústrias de aviamentos, lojas, hipermercados, assessorias e consultorias de moda, indústrias químicas, produtoras de moda e de publicidade e feiras e salões de moda. Outra possibilidade é ter o próprio ateliê. As modas masculina, infantil e de praia, por serem pouco exploradas, oferecem oportunidades. Outros campos promissores são o de design e consultoria de moda para objetos de consumo, como celulares e MP3 players. Demandam profissionais a modelagem, o estilismo para residências, a consultoria de moda e a criação de novos materiais. Chances ainda na docência em universidades e faculdades.

COMO É O CURSO NA UFC

A Universidade Federal do Ceará, em convênio com o Centro Tecnológico de Confecções do Ceará, criou um curso de extensão em Design de Moda, no Departamento de Economia Doméstica, onde funcionou no período de 1989 a 1992. Diante do sucesso, nesse mesmo ano, foi realizado um Seminário – Moda na Universidade Federal do Ceará – marco fundamental para a criação do curso em nível de graduação, em 1994. Em 2002, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação. O Curso de Graduação em Design de Moda da UFC foi o primeiro em uma universidade federal. Atualmente, são oferecidas 60 vagas/ano, distribuídas em duas turmas. O curso é diurno, é dado em oito semestres, realiza suas atividades no Campus do Pici e integra o Instituto de Cultura e Arte – ICA.

MAIS SOBRE O CURSO

Design de Moda - Fortaleza

© 2014 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo