Ciência da Computação

O que faz

A Computação é a ciência que se dedica à criação de programas e softwares para computadores capazes de solucionar problemas automaticamente. A partir da análise e identificação do problema, o cientista da computação programa a máquina para que ela resolva efetivamente a situação. O profissional precisa ser capaz de compreender o problema, pensar nas soluções e criar o programa que será usado. Além disso, precisa verificar se a solução elaborada por ele está correta e será útil.

O cientista da computação pode atuar em diversas áreas, como análise, desenvolvimento, venda e utilização de sistemas computacionais e digitais. Pode também fazer a aplicação de tecnologia da informação em vários setores: agricultura, telecomunicações, automação industrial e saúde, entre outras. Atua ainda com desenvolvimento de jogos, softwares e aplicativos para Internet e smartphones.

O profissional também tem a oportunidade de atuar no desenvolvimento de aplicativos baseados em computação gráfica e realidade virtual ou na manutenção e criação da infraestrutura de softwares dos computadores – é o caso dos sistemas operacionais, compiladores, bancos de dados e navegadores.

O que estuda

A formação do bacharelando em Ciência da Computação é voltada para a união entre a teoria das construções computacionais e a prática em dispositivos tecnológicos e sistemas de computação, com base nos estudos de Matemática, Metodologia Científica e Engenharia.

Essas três áreas proporcionam ao estudante uma formação ancorada no embasamento lógico e na fundamentação teórica necessários para compreender o funcionamento dos computadores (Matemática); nas metodologias voltadas a desenvolver técnicas e estratégias para a solução de problemas computacionais (Metodologia Científica) e as técnicas para construção de hardware e software (Engenharia).

Durante o curso, o aluno estuda disciplinas como Arquitetura de Computadores, Banco de Dados, Construção e Análise de Algoritmos, Engenharia de Software, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Redes de Computadores, Técnicas de Programação e Teoria da Computação, entre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O cientista da computação possui ampla variedade de locais para atuar no mercado de trabalho. Comércio, indústrias, centros de pesquisa, grupos financeiros e empresas de informática são alguns exemplos. Outros campos de atuação abrangem consultoria, desenvolvimento de bancos de dados e engenharia de software e auditoria. Além disso, o profissional pode trabalhar nas áreas médica e educacional desenvolvendo softwares e montando redes de computadores. Uma área promissora para o profissional é de telecomunicações.

Após concluir o curso, o profissional pode exercer os cargos de analista de segurança de sistemas, gerente de redes de computadores, arquiteto de softwares, administrador de banco de dados ou ainda pesquisador em universidades e institutos de pesquisa. Estão em expansão as áreas de mobilidade e segurança de sistemas.

Como é o curso na UFC

O ensino de Computação na UFC teve início em 1975 a partir da criação do curso de graduação em Tecnologia de Processamento de Dados. Atualmente, o curso de Ciência da Computação em Fortaleza integra a unidade acadêmica do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. É diurno e possui duração mínima de oito semestres. Oferece 60 vagas, no começo do ano, para ingresso de novos alunos em turma única.

No interior, o curso é ofertado nos campi de Crateús, Quixadá e Russas, sempre em oito semestres, no turno integral. Em Crateús são 50 vagas com ingresso unificado no primeiro semestre, assim como em Quixadá. Já em Russas são duas turmas por ano, com 50 ingressantes por semestre.

Mais sobre o curso

Ciência da Computação - Crateús

Ciência da Computação - Fortaleza

Ciência da Computação - Quixadá

Ciência da Computação - Russas