Arquitetura e Urbanismo

O que faz

O arquiteto-urbanista lida basicamente com o espaço, seja ele interno ou externo. Cabe a ele projetar, planejar, organizar e intervir em empreendimentos, áreas urbanas, restaurações do patrimônio histórico e arquitetura de interiores. É o profissional responsável por elaborar a planta e determinar os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta funcionalidade, estética e conforto. Para isso, pensa no uso do imóvel, disposição dos ambientes e dos objetos, acústica, ventilação e iluminação.

Com uma formação técnica, humanista e com interfaces social e artística, o arquiteto-urbanista pode ir além da área de edificações. Respaldado pela legislação que regulamenta a profissão, o profissional pode buscar especialização em arquitetura paisagística, cenografia, conjuntos arquitetônicos e monumentos, projetos de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Além disso, pode trabalhar em planos de orientação do crescimento das cidades; projetos de habitação, de transportes, de saneamento; desenhos industriais e comunicação visual.

Seu trabalho é diferente do realizado pelo engenheiro civil. Suas habilidades são diferentes, mas complementares, em uma obra. Enquanto o arquiteto concebe um projeto, o foco do engenheiro é a realização, com maior atenção à infraestrutura.

O que estuda

O curso possui um conjunto de disciplinas mistas entre aulas práticas e teóricas que tratam da intervenção no espaço tanto na escala do edifício como na cidade. Concilia conceitos de praticidade, conforto, funcionalidade e estética.

Os estudantes recebem uma formação multidisciplinar: História da Arte, Teoria das Estruturas, Tecnologia da Construção, Elementos de Programação Visual, dentre outras. As principais especializações que o profissional pode seguir incluem Paisagismo (planejamento de espaços livre), Urbanismo (planejamento de cidades) e Arquitetura de Interiores, entre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Como lida com a criatividade, o arquiteto pode atuar em diversas áreas: construção civil, em construtoras; empresas de móveis e design, de planejamento, de assessoria técnica, de cerâmica, de móveis; órgãos que atuam em vistoria e perícia de obras, no planejamento urbano e na preservação do patrimônio histórico.

O profissional pode trabalhar como paisagista, definindo as áreas livres, ou urbanista, atuando diretamente no planejamento urbano. Há ainda as opções de desenvolver atividades em empresas de publicidade e editoras, através da comunicação gráfica, ou como profissional liberal (que atua por conta própria, autônomo), exercendo trabalhos de design de interiores (projetando ambientes fechados), além da pesquisa e docência em universidades.

Como é o curso na UFC

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 17 de julho de 1964. A cada ano, ingressam 64 estudantes, divididos em turmas de 32 por semestre. A graduação tem duração de 10 semestres, oito para disciplinas e dois para o desenvolvimento de trabalho de término de curso. O curso é integral, fica no Campus do Benfica e compõe o Centro de Tecnologia.

Mais sobre o curso

Arquitetura e Urbanismo - Fortaleza