Distinções Acadêmicas

Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude

Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude são distinções acadêmicas atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos alunos que se graduam com elevado desempenho acadêmico.

O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a 10 para cada curso, podendo ser no máximo 2 para Summa Cum Laude, 4 para Magna Cum Laude e 10 para Cum Laude.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações dos cursos, obedecendo aos parâmetros gerais definidos na Resolução N° 45/Consuni, de 26 de julho de 2018. De acordo com o Artigo 2º, as distinções acadêmicas poderão ser concedidas aos alunos de cada Curso de Graduação que:

a) tenham Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500 (oito mil e quinhentos);
b) tenham completado o Curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação*;
c) não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
d) não tenham sofrido qualquer sanção disciplinar.
e) não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos;

* Obs: Os alunos que, no cumprimento de sua integralização curricular, tenham participado, satisfatoriamente, do Programa de Mobilidade Acadêmica, com a devida anuência da coordenação do seu curso de graduação e registro no sistema acadêmico, não terão computado no cálculo do tempo previsto no item b o período usado no referido Programa.

O aluno deverá solicitar a distinção acadêmica na coordenação do seu curso em período previsto no Calendário Universitário, por meio de requerimento.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) emitirá portaria normativa para regulamentar os procedimentos desta Resolução.