Otimismo, gratidão e defesa da ética marcam primeira noite do ciclo de colação de grau

Imagem: Turma de sete concludentes em foto segurando placas com frases descontraídas em frente à banner da UFCFamiliares e amigos compareceram à Reitoria da Universidade Federal do Ceará, nessa segunda-feira (15), para prestigiar a primeira noite do ciclo de colação de grau do semestre 2017.2, quando foram diplomados 472 novos profissionais formados pela Instituição.

Colaram grau os concludentes de cursos ligados à Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), Instituto UFC Virtual e Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Conduzida pelo reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, a cerimônia teve mesa composta por pró-reitores e pró-reitores-adjuntos, diretores das unidades acadêmicas e coordenadores dos cursos dos graduandos da noite. O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado, Inácio Arruda, também esteve presente.

Veja outras imagens da Colação de Grau no Flickr da UFC

Imagem: Julyana Rayna Cavalcante dos Santos, do Curso de Fisioterapia, foi a oradora discente (Foto: Viktor Braga/UFC)GRATIDÃO – Ao destacar a tarefa "honrosa e árdua" de representar os colegas, a concludente Julyana Rayna Cavalcante dos Santos, do Curso de Fisioterapia, da Faculdade de Medicina, foi a oradora discente da solenidade. Em seu discurso, a nova fisioterapeuta disse que a palavra gratidão traduzia o sentimento do fim de um ciclo. "O coração (está) muito grato pelos momentos vividos, pelos obstáculos ultrapassados, pelas vitórias alcançadas e pelas lições que nos foram ensinadas", afirmou.

Em clima de despedida, Julyana Rayna compartilhou: "A euforia e a ansiedade daquele primeiro semestre hoje dão lugar à saudade de tudo que vivemos". E numa metáfora emocionada, a graduanda concluiu: "Sabe aquelas bicicletas com rodinhas que ganhamos na infância? As nossas rodinhas foram retiradas hoje e isso quer dizer que levaremos algumas quedas até nos acostumarmos a essa nova realidade e que teremos alguns machucados resultantes, mas sabe a boa notícia? Eles sararão".

PROPÓSITO ÚNICO – Orador docente da cerimônia, o Prof. João Airton de Matos Pontes, do Iefes, reforçou os avanços alcançados no último ano, quando, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, a UFC foi reconhecida como a 11ª melhor universidade federal do País. "É importante destacar que os cursos que ora congregam esta colação sempre buscaram a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão", apontou.

Imagem: O orador docente da cerimônia foi o Prof. João Airton de Matos Pontes, do Iefes (Foto: Viktor Braga/UFC)Os resultados da Instituição conduzem, segundo o Prof. João Pontes, "a um significante aumento de responsabilidade". Para o orador, "tudo isso demonstra que todos os docentes e discentes desta Universidade convergem para um só propósito: formar bem para servir cada vez melhor a sociedade".

DEVER CUMPRIDO – Depois de diplomar os formandos e ouvir o juramento por eles proferido, o Prof. Henry Campos falou aos presentes. O sentimento de "dever cumprido" foi ressaltado pelo reitor a partir da "missão precípua" da UFC: formar profissionais competentes e cidadãos comprometidos com o avanço social e econômico.

A construção de uma universidade democrática, dentro de uma política inclusiva responsável, também foi salientada pelo Prof. Henry. "Tanto é assim que, contrariando vaticínios pessimistas e preconceituosos, a inclusão social em nada comprometeu a qualidade de nosso ensino. Pelo contrário: a UFC tem ascendido de uma forma irrefreável em todos os rankings que mensuram a qualidade das universidades brasileiras", argumentou.

Imagem: Reitor Henry Campos discursa entre o vice-reitor, Custódio Almeida, e o pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques (Foto: Viktor Braga/UFC)Encerrando o discurso, depois de propor mirar o futuro com otimismo, o reitor conclamou os formandos: "Uma vez lá fora, exerçam com dignidade sua profissão. Integrem-se, solidariamente, a seu grupo profissional. Exercitem a ética. Honrem seu diploma universitário e busquem sempre novos conhecimentos. Para vocês, o futuro chegou. As portas estão abertas para a realização de seus melhores sonhos. Sejam muito felizes".

PRÓXIMAS DATAS – O ciclo de colação de grau continua nesta terça-feira (16) para cursos do Centro de Ciências, Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Agrárias, somando 614 concludentes.

Na quarta-feira (17), colam grau 575 formandos do Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação.

QUIXADÁ E SOBRAL – No Campus da UFC em Quixadá, a solenidade de colação de grau será no dia 19, a partir das 18h, no Auditório Nilo Procópio Peçanha, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Serão diplomados 38 estudantes de 4 graduações (Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Rede de  Computadores e Ciência da Computação).

Já em Sobral a colação de grau ocorre no próximo dia 22, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro), com 115 concludentes de 7 cursos (Odontologia, Finanças, Engenharia de Computação, Música, Psicologia, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica).

MEDICINA – Os cursos de Medicina, tanto de Fortaleza como de Sobral, realizaram a colação de grau em dezembro de 2017.

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313