Seara da Ciência tem nova diretoria; Prof. Marcus Vale se emociona em despedida

Imagem: Equipe da Seara da Ciência junto com o reitor Henry Campos no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)Após 42 anos de dedicação à Universidade Federal do Ceará e 18 anos como diretor da Seara da Ciência, o Prof. Marcus Vale, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, anunciou aposentadoria da Instituição. Assim, a Seara passa a ser conduzida pelo Prof. Ilde Guedes, do Departamento de Física, antes coordenador técnico-científico da Seara, que é um dos equipamentos mais importantes do País em divulgação científica.

Marcus Vale, Ilde Guedes e os demais integrantes da nova diretoria e conselho da Seara foram recebidos, na última sexta-feira (16), pelo reitor Henry Campos, em um encontro que ficou marcado pelo reconhecimento do trabalho do ex-diretor e pelos votos de sucesso à nova equipe.

“Eu quero renovar meu agradecimento ao Prof. Marcus Vale por tudo o que ele fez pela divulgação científica na Universidade. A Seara cresceu muito, e continua crescendo, graças à dedicação pessoal dele e de sua equipe”, afirmou o reitor, que se colocou à disposição para apoiar e articular novos avanços para o equipamento.

A reunião foi marcada também pela emoção típica dos ritos de passagem. Com olhos marejados, Marcus Vale afirmou, em entrevista, que o que mais marcou sua trajetória foi “o brilho no olhar” das milhares de crianças ‒ de diversas faixas etárias e classes sociais ‒ que visitaram a Seara com seus familiares ou escolas e tiveram seu primeiro contato com a ciência através da UFC.

“O mais encantador é perceber o impacto da Seara. Há meninos e meninas que começaram visitantes e hoje são doutores. Animaram-se com a ciência. Há ex-monitores nossos que relatam a importância daquele trabalho em suas carreiras hoje”, orgulha-se Marcus Vale, que foi o idealizador da Seara e batalhou ao longo de vários anos até sua criação, há 18 anos, no segundo mandato do reitor Roberto Cláudio.

Imagem: O novo diretor da Seara da Ciência, Prof. Ilde Guedes, o diretor anterior, Prof. Marcus Vale, e o reitor Henry Campos no gabinete do Reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ele também agradeceu a confiança que recebeu da gestão da UFC e a todos os pesquisadores que dedicaram carinho e trabalho a atividades de divulgação científica. E adiantou que não vai se afastar completamente da Seara da Ciência. Permanecerá como colaborador e, ainda, como membro do conselho da Seara.

NOVOS DESAFIOS – Um dos desafios da nova fase do equipamento é aproximar-se, cada vez mais, dos cursos de graduação e unidades acadêmicas da UFC, conforme ressaltou o reitor Henry Campos. O novo diretor da Seara, Ilde Guedes, acrescentou que investir na produção de projetos e parcerias que atraiam financiamento das agências de fomento e outras instituições deve continuar na lista de prioridades.

Os participantes discutiram estratégias e demandas para os próximos anos. A data da solenidade de posse da nova equipe ainda será definida.

A SEARA – A Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. Procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

Nos laboratórios de pesquisa ou no Salão de Exposição, nos cursos oferecidos ou nas peças de teatro e shows científicos, estudantes e professores interagem com o mundo do saber, são despertados para a criatividade e se envolvem com a pesquisa.

Conheça os novos membros da diretoria:
Diretor executivo: Ilde Guedes da Silva
Coordenador técnico-científico: Armênio Aguiar dos Santos
Coordenador pedagógico: Pedro Jorge Caldas Magalhães
Secretário-executivo: Antônio Roberto Barreto Melo

Conheça os novos conselheiros da Seara:
Jeanlex Soares de Sousa
José Evangelista de Carvalho Moreira
Virgínia Cláudia Carneiro
Cláudia Linhares Sales
Marcus Vale

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331