Prof. do Depto. de Matemática tem projeto aprovado em edital da Royal Society

Imagem: A Royal Society já teve entre seus presidentes o célebre físico Isaac Newton (Imagem: Divulgação/Royal Society)O Prof. Yuri Gomes Lima, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, foi contemplado em um edital da Royal Society, uma das mais antigas e prestigiadas instituições científicas do mundo, fundada em 1660, em Londres, na Inglaterra.

Conforme o edital, a bolsa obtida pelo Prof. Yuri ‒ chamada Royal Society-Newton Advanced Fellowship ‒ é destinada a pesquisadores internacionais no início ou metade da carreira, que já estabeleceram ou estão estabelecendo um grupo de pesquisa nas suas instituições e possuem excelente histórico de publicações.

A ideia é colaborativa, entre um pesquisador no Reino Unido e um pesquisador internacional (no caso, os contemplados com a bolsa). O colaborador do Prof. Yuri será o Prof. Ian Melbourne, da University of Warwick, que tem grande renome na Matemática e, particularmente, na área de sistemas dinâmicos e teoria ergódica, temas pesquisados pelo docente da UFC.

As propostas foram submetidas em setembro de 2017 e o resultado foi divulgado na última semana. O projeto de pesquisa do Prof. Yuri, conforme ele explica, consiste na análise de um modelo supersimplificado da mecânica estatística. "O modelo se chama bilhar dinâmico, em que uma partícula anda com velocidade uniforme em uma mesa e, sempre que chega na borda da mesa, é refletida para o interior da mesa de modo especular", descreve o docente.

Imagem: O Prof. Yuri Lima direciona suas pesquisas às áreas de sistemas dinâmicos, teoria ergódica, combinatória e probabilidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)No projeto contemplado, foi feito um detalhamento do tema da pesquisa e uma descrição de atividades colaborativas, incluindo minicursos e um workshop a serem realizados em parceria entre a UFC e a University of Warwick. O prêmio pela seleção consiste em um valor de 39.900 libras (cerca de R$ 180 mil, em valores atuais), para ser utilizado no prazo de dois anos, englobando uma bolsa de pesquisa para o Prof. Yuri e fundos para viagem, compra de material e organização de eventos. A Royal Society foi a instituição responsável pela escolha dos projetos, cujos fundos virão do Newton Fund.

"Ganhar o prêmio foi uma surpresa, pois o próprio Prof. Ian Melbourne tinha me dito que a chance de ganhar era bem reduzida, haja vista que a Royal Society é uma sociedade muito antiga, muito criteriosa e rigorosa em suas escolhas", diz o Prof. Yuri, que, recentemente, teve outro projeto selecionado na primeira chamada do Instituto Serrapilheira.

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.