Campanha #MovimentoUFC é lançada em defesa das universidades públicas

Imagem: Objetivo da campanha é engajar a sociedade na defesa das universidades públicas (Imagem: divulgação)A Universidade Federal do Ceará lança, nesta quarta-feira (21), o #MovimentoUFC, uma campanha cujo objetivo é engajar a sociedade na luta pela valorização das universidades públicas e chamar a atenção para o impacto da UFC no desenvolvimento do Estado e do País.

As universidades públicas brasileiras vivem um momento de grandes desafios, diante de cortes e contingenciamentos orçamentários e de ameaças à sua autonomia. A despeito das dificuldades, as universidades resistem, avançam e mantêm-se relevantes em sua missão social, acadêmica e científica.

O último relatório Pesquisa no Brasil, disponibilizado neste mês de março pela Clarivate Analytics à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mostra que todas as 20 universidades que "mais produzem conhecimento científico relevante" no País são públicas.

Além disso, a UFC tem colecionado conquistas importantes nos últimos anos, sobretudo em 2017. No Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), a UFC aparece como a melhor do Norte e Nordeste. Ao se considerar a região Centro-Oeste, fica atrás somente da Universidade de Brasília (UnB). No cenário nacional, é a 15ª do País.

Além disso, também em 2017, pela primeira vez, três programas de pós-graduação da Universidade obtiveram a nota máxima (7) na avaliação quadrienal da Capes, alcançando excelência internacional.

Por isso, é tempo de resistir, de lançar luz sobre conquistas que precisam ser mantidas, de convidar toda a sociedade cearense a dar testemunho da importância da Universidade em suas carreiras, em suas comunidades, em suas áreas de pesquisa. É tempo de dar força ao #MovimentoUFC.

Assista ao vídeo de apresentação da campanha:

COMO PARTICIPAR – A proposta é que professores, estudantes, ex-alunos, servidores técnico-administrativos (ativos ou aposentados), artistas, cientistas e qualquer cidadão que tenha ou teve alguma relação com a UFC possam participar do #MovimentoUFC.

Vídeos de até 1 minuto, gravados até mesmo pelo celular, em defesa da Universidade, serão recebidos e produzidos pela UFC TV e demais setores da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC (o envio pode ser feito para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), responsável pela campanha.

Os vídeos poderão ser divulgados nas mídias oficiais da Universidade, como Facebook, Twitter e Instagram (@ufcinforma, nos três casos). A rádio Universitária FM 107,9 também participa da campanha.

Além disso, serão disponibilizados temas de avatares exclusivos da campanha para perfis pessoais no Facebook. Ao longo da campanha, outros produtos serão ofertados.

SERVIÇO: Campanha #MovimentoUFC
Vídeos de até 1 minuto, com depoimentos individuais ou coletivos, podem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Utilize também a hashtag #MovimentoUFC em suas postagens relacionadas à Instituição. Participe da campanha e defenda a Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331