Campus de Quixadá treina alunos para ensinar estudantes de escolas públicas a criar aplicativos

Imagem: Alunos treinados vão ensinar estudantes de escolas públicas de Quixadá a criar aplicativos (Imagem: Divulgação)O projeto de extensão Desenvolvimento Mobile com App Inventor inicia suas atividades nesta terça-feira (17), às 20h, no laboratório 2 do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá. O objetivo é treinar alunos daquele campus – bolsistas e voluntários – a utilizar a ferramenta App Inventor, plataforma de desenvolvimento de aplicativos voltada para não programadores. Os alunos treinados irão atuar como tutores, ensinando estudantes do ensino médio de escolas públicas de Quixadá a criar aplicativos.

O treinamento prossegue até 17 de junho com encontros às terças-feiras, às 20h, no mesmo laboratório. A coordenadora de Extensão do Campus de Quixadá e do projeto, Profª Maria Viviane Menezes, acrescenta que os tutores, posteriormente, serão mentores dos estudantes das escolas públicas em competições nacionais e internacionais de desenvolvimento de aplicativos.

Quatro bolsistas dos cursos de Design Digital, Engenharia de Software e Ciência da Computação já estão engajados no projeto. A coordenadora explica que, como forma de ampliar o número de futuros tutores, será aceita a participação de estudantes desses e dos demais cursos do campus – Engenharia de Computação, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. Nesse caso, atuarão como voluntários.

PARTICIPAÇÃO FEMININA – Nesta terça-feira (17), a coordenadora fará uma apresentação do projeto e da ferramenta e, ao final, os alunos que desejarem se tornar voluntários podem continuar no projeto. Ela destaca que uma atenção especial será dada à participação feminina no projeto. Mais tutoras poderá incentivar a presença futura de garotas das escolas públicas em competições como o Technovation, criado para estimular mulheres a ingressar na área da tecnologia da informação. "De nossos quatro bolsistas, três são mulheres", diz Viviane.

Fonte: Profª Maria Viviane Menezes, coordenadora de Extensão do Campus da UFC em Quixadá e do projeto – fone: 88 3412 1256