Universitária FM estreia, no dia 1º, radiodramatização de "Iracema", de José de Alencar

Imagem:   Iracema é o terceiro produto da parceria entre a Rádio Universitária FM e o IFCEIracema, um dos maiores clássicos da literatura nacional de autoria do cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM em formato de radiodrama. Com capítulo único, a trama vai ao ar às 7h30min, 11h30min e 18h30min do dia 1º de maio, oficializado como o Dia de Iracema em Fortaleza.

Resultado da parceria entre a Universitária FM e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), numa articulação da Casa de Artes e Coordenadoria de Comunicação Social do campus de Fortaleza do instituto, o radiodrama tem no elenco Ana de Brecht como Iracema; Gedson Oliveira como Martim e Caubi; W. Renoir Melo como Araquém e Irapuã; e Patrício Ramonn como Poti. A produção é de Taciana Morais.

O jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, é responsável pela narração, edição e direção. A adaptação do clássico é de Leda Freitas, Manuella Nobre e Jailson Neves.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da unidade do IFCE em Fortaleza, Manuella Nobre, a produção de radiodramas e radionovelas consolida a parceria com a Rádio Universitária e abre novos espaços para as produções dos alunos. "A criatividade e a habilidade técnica de nossos discentes ficam comprovadas também nesse gênero. Aliás, esse projeto só existe pela adesão e dedicação desse grupo das Artes", destaca ela.

"Ter novelas e dramas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro", afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de Teatro para os estúdios, retomando gêneros consagrados no passado.

Iracema é o terceiro produto da parceria entre a Rádio Universitária FM e o IFCE. Em 2016, a emissora levou ao ar a radionovela A mão que balança o bolso e, em 2017, O demônio familiar – todos textos da literatura cearense. As três produções radiofônicas contaram com a participação de alunos voluntários da licenciatura em Teatro do instituto.

Fonte: Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7471