MAUC recebe exposição sobre loucura e saúde mental até 25 de maio

Imagem: O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído em 18 de maio de 1987 (Foto: divulgação)As lutas e angústias de quem lida com a loucura são abordadas, até 25 de maio, em exposição no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Com o título A resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura, a exposição, aberta nessa quinta-feira (3), reunirá pinturas e esculturas de homens e mulheres que lidam cotidianamente com o tema da saúde mental. A entrada é gratuita.

A mostra marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Com curadoria da Profª Cláudia Oliveira, do Departamento de História da UFC e do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, e de Raimundo Nonato Lima, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS IV), a mostra reunirá cerca de 40 obras de sete artistas. "São obras de pessoas que vivenciaram algum tipo de sofrimento psíquico e conseguiram transformar essa dor em arte", destaca a Profª Cláudia.

A exposição tem o objetivo de dar visibilidade e espaço para homens e mulheres que, muitas vezes, são silenciados. De acordo com a curadora da mostra, a ideia da exposição é desconstruir os estigmas em relação às pessoas que passam ou passaram por algum sofrimento psíquico e ir contra a ideia de segregação, representada pelos manicômios e fomentada pelo preconceito. "Essa exposição é em defesa da liberdade, de uma sociedade mais democrática e inclusiva", destaca.

A mostra conta com obras dos artistas: J. W. Crispim, Ernesto Sal, Osmarina de Sousa Rodrigues, Carlos Bandeira, Milvando Peixoto, Sandra Barros e Camila Santos Sousa.

18 DE MAIO – O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído em 18 de maio de 1987 durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado na cidade de Bauru, em São Paulo. A data chama a atenção para a necessidade de combater preconceitos e formas segregacionistas de lidar com a saúde mental.

SERVIÇO: Museu de Arte da UFC
Onde: Avenida da Universidade, 2854, Benfica
Visitação: de 3 a 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Gratuito