Procurar no portal

Grupo da UFC realiza diversas ações de promoção do uso racional de medicamentos

Imagem: Estão previstos momentos de sensibilização para o uso racional de medicamentos em diversos espaços da UFC (Imagem: divulgação)Em alusão ao Dia Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), vinculado ao Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, realiza, de 7 a 12 de maio, uma série de atividades relativas ao tema.

Segundo o GPUIM, os problemas de saúde nem sempre devem ser tratados com medicamentos. Estes, quando utilizados corretamente, propiciam benefícios a indivíduos, instituições e sistemas de saúde e previnem riscos para todos.

Estão previstos momentos de sensibilização para o uso racional de medicamentos em diversos espaços da UFC: Restaurante Universitário, Biblioteca de Ciências da Saúde, salas de aula da Faculdade de Farmácia, Enfermagem e Odontologia (FFOE), no dia 7, no período da tarde; Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), no dia 8, também à tarde; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), na manhã do dia 10; e farmácias universitárias, nos campi do Porangabuçu e do Benfica, do dia 7 ao dia 11, pela manhã e à tarde.

Ocorrerá também ação no posto de saúde Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1670, Rodolfo Teófilo) e no CAPS Infantojuvenil da Regional VI (Rua Virgílio Paes, 2500, Cidade dos Funcionários), na manhã do dia 10, e será realizado, ainda, o evento Dia D da Campanha, na praça Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, no dia 11, das 8h às 12h. Na ocasião, haverá oferta de serviços de saúde, entrega de material informativo, orientações à população sobre automedicação, acondicionamento e descarte de medicamentos etc.

PESQUISA – Aproveitando a ocasião, o GPUIM disponibiliza ao público uma breve pesquisa sobre automedicação, elaborada pela Profª Miriam Parente, coordenadora do grupo. O questionário pode ser respondido por um público mais amplo, mas a ideia é verificar se a comunidade universitária tem algum conhecimento sobre o tema, o que pode estimular o GPUIM a realizar outras ações sobre o uso racional de medicamentos no futuro.

Fonte: Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) – fones: 85 3366 8293 e 3366 8278

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300