Painel interdisciplinar debate relevância da ciência para o desenvolvimento da cidadania

Imagem: Prof. Luiz Drude de Lacerda é docente do LABOMAR e diretor científico da FUNCAP (Foto: Academia Brasileira de Ciências)Será nesta quarta-feira (16), das 10h às 12h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica), o primeiro Painel Interdisciplinar de 2018 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC.

Para debater o tema "Ciência e Cidadania", os conferencistas convidados são o Prof. Luiz Drude de Lacerda, docente do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e o Prof. João Lucas Marques Barbosa, professor emérito do Curso de Matemática da UFC. Ambos são membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Os interessados em participar devem inscrever-se por meio de formulário on-line. O painel abordará as expertises científicas das áreas de Matemática e Ciências Biológicas (Ecologia), aprofundando suas relevâncias  para o desenvolvimento e expansão da cidadania. Serão ressaltadas as relações não só entre saberes acadêmicos, mas também as diversas comunicações que existem entre a UFC e outras instituições sociais.

O Prof. Luiz Drude possui graduação (1977) em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado (1980) e doutorado (1983) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Em 2013 tornou-se professor titular da UFC, realizando suas atividades docentes no Labomar. Foi professor visitante da Université de Toulon et du Var (França), entre 1998 e 2006.

Imagem: O Prof. João Lucas foi presidente da FUNCAP por dois mandatos (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental, impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema. É atualmente diretor científico da FUNCAP.

O Prof. João Lucas possui graduação (1965) e mestrado (1967) em Matemática pela UFC e doutorado pela Universidade da Califórnia (1972). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial. Foi presidente da FUNCAP por dois mandatos. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do CEA.

Mais informações podem ser acessadas no site do CEA e na página do Colégio no Facebook.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.