Agência UFC: Pesquisadores estudam transferência de água do rio Parnaíba para Fortaleza

Imagem: Águas do Rio Parnaíba percorreriam um trajeto de 400 quilômetros até Fortaleza (Foto: Cássio Moreira/Codevasf)Pesquisa realizada por grupos da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) avaliou a possibilidade de um projeto de transferência de água do rio Parnaíba para Fortaleza por meio de tubulações instaladas no fundo do mar. A técnica é conhecida como adução subaquática.

A viabilidade econômica do projeto foi avaliada para um trajeto de tubulações com cerca de 400 quilômetros de comprimento. A pesquisa foi publicada recentemente na revista internacional Water e aponta que a instalação custaria US$ 250 milhões, valor abaixo do exigido pela adução terrestre feita no açude Castanhão. Além de Fortaleza, os pesquisadores também avaliaram projetos similares para Dalian (China) e Tel Aviv/Gaza (Israel/Palestina).

A reportagem completa está disponível no site da Agência UFC de Notícias, veículo de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 3366 7331