Professor da Faculdade de Medicina publica artigo em importante periódico internacional

Imagem: Foto do Prof. Hermano RochaO Prof. Hermano Rocha, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em parceria com pesquisadores do Centro Universitário Unichristus, publicou artigo no International Journal for Quality in Health Care, periódico da The International Society for Quality in Health Care (ISQUA) editado pela Oxford Academic.

A publicação tem fator de impacto maior que 2 e é considerada um dos principais veículos internacionais da área.

O estudo, intitulado "Bed management team with Kanban web-based application" (Equipe de gerenciamento de leitos com aplicativo baseado em rede Kanban), foi realizado em um hospital particular de Fortaleza. Segundo o professor, foram desenvolvidas melhorias de processo hospitalar com o uso do aplicativo Kanban, que permite que ações necessárias para o melhor fluxo e atendimento do paciente internado sejam realizadas em tempo real.

O acompanhamento possibilita que não haja atraso nas ações de que o paciente precisa, garantindo relevante ganho na eficiência hospitalar. Assim, conseguem-se diversos resultados, dentre eles, a redução do tempo médio de permanência hospitalar e a economia de recursos financeiros.

A pesquisa foi realizada com um tipo de abordagem conhecido como modelos regressivos lineares aplicados a séries temporais, uma nova técnica de análise que permite a comparação adequada em estudos de tipo antes e depois. A abordagem é adotada em pesquisas ainda em poucos centros do mundo.

Os outros profissionais envolvidos no estudo são Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha, Ana Kelly Lima da Cruz Santos, Antônia Celia de Castro Alcântara, Carmen Sulinete Suliano da Costa Lima, Roberto Melo Cardoso e Jair Rodrigues Cremonin.

Fonte: Prof. Hermano Rocha, da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8044