Curso de Design-Moda está na organização do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

Imagem: Detalhe do cartaz do evento com a logomarcaO 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPMODA), evento científico sobre moda e sua complexidade, ocorrerá em Fortaleza no período de 5 a 8 de junho.

A Universidade Federal do Ceará, através do Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA), estará à frente do Encontro, em parceria com a Associação Brasileira do Ensino de Moda (ABEMODA) e o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Ateneu (FATE).

As inscrições de trabalho terminaram, mas as de ouvintes seguem até 5 de junho pelo site do evento.

Com o tema "Moda na contemporaneidade: cenários e desafios", o ENPMODA será aberto no dia 5, às 18h30min, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com a palestra "A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção", do Prof. Flávio Bruno, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As demais atividades ocorrerão no Centro de Tecnologia e no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC.

Ao longo da semana, outras palestras programadas são "Moda e afeto em tempos de incertezas!", da Profª Renata Pitombo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e "Poder da/na moda", do Prof. Tarcísio D'Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A apresentação de trabalhos científicos em comunicações orais e pôsteres é outra parte da programação do encontro, que contará ainda com mesas de discussão sobre temas diversos, como perfil do profissional de moda, comunicação e moda, empreendedorismo e negócios de moda, moda na contemporaneidade, além de lançamentos de livros e oficinas de ilustração de moda, colagem criativa, aplicação de estêncil e upcycling (conceito ligado à reciclagem de materiais).

Depois de sete edições realizadas nas cidades de Goiânia (2011, 2012 e 2017), Belo Horizonte (2013), Florianópolis (2014), Novo Hamburgo-RS (2015) e São Paulo (2016), o ENPMODA chega a Fortaleza pelo fato de os organizadores levarem em consideração a existência de grande número de empresas têxteis e de confecções na capital cearense e região metropolitana.

"A intenção de trazer o evento para a região Nordeste é proporcionar aos empresários a oportunidade de participar ativamente do diálogo entre a academia, a moda e o mercado", explicam no material de divulgação.

A estimativa é que pelo menos 400 pessoas participem do evento, entre empresários e profissionais do ramo, professores, pesquisadores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em moda e áreas afins. Saiba mais no site do evento.

Fonte: Curso de Design-Moda da UFC ‒ fone: 85 3366 9409 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.