Geógrafos e geólogos celebram suas profissões

Imagem: Geólogos e geógrafos da UFCO fim do mês de maio reserva datas para celebrar duas profissões que são, muitas vezes, confundidas. O dia 29 é dedicado aos geógrafos, que se empenham em investigar e descrever os elementos que compõem a Terra. O solo, o clima, o relevo e a distribuição da água e da vegetação do planeta fazem parte dos campos de estudo da geografia. Entretanto, o geógrafo é um profissional habilitado a compreender e interpretar não só os aspectos físicos da superfície terrestre, mas também informações socioeconômicas – por exemplo, organização e distribuição da população mundial e planejamento do espaço urbano e rural. As questões ambientais e relacionadas ao desenvolvimento sustentável também fazem parte do leque de estudos desse profissional.

Já o dia 30 celebra os profissionais da geologia, campo de estudo que se dedica a compreender a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Trata também das mudanças relativas a esses aspectos que aconteceram no planeta ao longo do tempo. O geólogo desenvolve atividades em diversas áreas: petrolífera, de mineração e hidrogeológica são algumas delas.

Na Universidade Federal do Ceará, servidores técnico-administrativos dessas áreas contribuem em laboratórios dos Imagem: Fotos dos geólogos e geógrafos do LABOMARDepartamentos de Geografia e Geologia e no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Setores administrativos também contam com a atuação desses profissionais, como é o caso da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA). É lá que trabalha o geógrafo Augusto Durval. “Na Coordenadoria de Projetos e Obras, sou responsável por acompanhar os processos que envolvem licenciamentos ambientais das obras nos campi de Fortaleza e do Interior”, explica. Na UFC desde 1984, ele também já atuou no LABOMAR.

A geóloga Karen Vendramini de Araújo integra a equipe mais recente dos técnicos da área na UFC. No Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada, do Departamento de Geologia, ela afirma que a pesquisa faz parte do dia a dia de trabalho. “Além de irmos ao campo e coletarmos os dados, analisamos as amostras aqui no laboratório, e os resultados são utilizados nos trabalhos dos docentes e estudantes de graduação e pós-graduação. Essa relação é constante”, relata. Aprovada no concurso da UFC enquanto cursava o mestrado, também na Instituição, Karen pretende continuar os estudos. “Já estou inscrita na seleção do doutorado”, diz.

Com 24 anos de Casa, o geógrafo Paulo Roberto Ferreira Gomes da Silva atua no Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), antiga Divisão de Oceanografia Abiótica, do LABOMAR. Junto a outros colegas da geografia e geologia, desenvolve projetos relativos ao meio ambiente marinho e costeiro, além de trabalhos relacionados à poluição de lagoas e à morfodinâmica de praia. Formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo cursou na UFC o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e o doutorado em Geografia. “Essas formações foram muito importantes para minha qualificação e abriram novos horizontes para desenvolver projetos de pesquisa mais aperfeiçoados”, conta.

No LABOMAR, atuam ainda os geólogos José Gonzaga da Silva, Mônica Pimenta de Novaes Castelo Branco e Alexandre Medeiros de Carvalho. No Departamento de Geologia, o geólogo Jackson Alves Martins trabalha no Laboratório de Geofísica, Antonio Leal Neto é do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Joel Pedrosa Sousa atua no Laboratório de Laminação. O geógrafo Evaldo Monteiro Maia é servidor do Departamento de Geografia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone : 85 3366 7331