Biblioteca Central do Campus do Pici recebe 1ª Mostra de Literatura Fantástica

Imagem: cartaz do eventoHomens transformados em insetos, amantes vomitando coelhos – vivos! –, mortos em greve… A imaginação corre solta quando se fala em literatura. Ainda mais quando é "fantástica".

É justamente com a cabeça revirada pelo extraordinário que estudantes de diversos cursos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará apresentam a 1ª Mostra de Literatura Fantástica. O evento ocorrerá nos dias 5 e 12 de junho, a partir das 14h, no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

São 18 contos desenvolvidos ao longo do semestre, abordando desde sonhos tresloucados da juventude até solidão das férias e mudança de colégio – tudo, é claro, embalado por estranhos acontecimentos que desafiam a lógica e lançam sobre o mundo que nos cerca o questionamento: afinal, o que é real?

Os contos foram escritos durante a disciplina Literatura, Cultura e Arte, ministrada pelo Prof. Cavalcante Júnior, em um processo exploratório da literatura ibero-americana e seus autores, combinando leituras compartilhadas e construção coletiva das produções dos alunos.

No texto da aluna de Publicidade e Propaganda Séfora Pires, uma adolescente teme seus sonhos, que tornam tudo verdade; já o aluno de Jornalismo Alan Magno narra a superação de uma perda, a partir da relação do protagonista, do companheiro e da casa; enquanto o aluno de Cinema e Audiovisual Sávio Mariano conta a descoberta de Cecília, uma moça casta, no caminho da conquista do próprio corpo e dos desejos.

Durante anos a América Latina se destacou como celeiro de grandes nomes da produção literária extraordinária, como o colombiano Gabriel García Márquez, os argentinos Júlio Cortázar, Jorge Luis Borges, Samanta Schweblin, a chilena Isabel Allende e o brasileiro Murilo Rubião.

Fonte: Leonardo Igor, integrante da comissão organizadora da mostra – fone: 85 98915 0202