Agência UFC: sensores podem ajudar a diminuir perda de água no Ceará

Imagem: No GTEL, pesquisadores trabalham com novas possibilidades no campo das telecomunicações (Foto: Ribamar Neto/UFC)A perda de água é um problema recorrente para o abastecimento hídrico do Ceará, com um índice de desperdício que chega a mais de 40%, provocado por ligações clandestinas ou vazamentos no sistema de distribuição.

Entre as possíveis soluções para essa situação está a proposta dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), da Universidade Federal do Ceará, baseada no uso de pequenos sensores e de ferramentas de internet das coisas.

Com tamanho reduzido, esses sensores seriam depositados nas tubulações de abastecimento, onde a perda de água geralmente acontece, sobretudo por conta de vazamentos entre um ponto e outro do sistema. Lá, eles transmitiriam informações sobre a água, como volume e qualidade, para servir como indicadores do que pode ter ocorrido no trajeto do recurso hídrico.

A matéria completa está disponível no site da Agência UFC de Notícias, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331