Hora do Código promove atividades envolvendo lógica de programação em escola de Fortaleza

Imagem: Crianças durante atividade com computadoresO projeto de extensão Hora do Código nas Escolas, da Universidade Federal do Ceará, promove, até sexta-feira (15), a Semana da Programação na Escola Municipal Alaide Augusto de Oliveira, localizada no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza.

O evento consiste em uma série de atividades envolvendo a lógica de programação. Cerca de 380 alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental devem ser atendidos nessa terceira edição da semana. Utilizando inicialmente a plataforma educativa Code (code.org), a iniciativa busca apresentar conhecimentos ligados à ciência da computação para crianças da rede pública de ensino.

"Nosso foco é conseguirmos realizar as ações em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano de Fortaleza, onde vemos que o laboratório presente é precário e os alunos não possuem tanto contato com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação", conta Matheus Magalhães, aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC.

Nas atividades, são utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem que buscam englobar as competências apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que resultem na construção de novos conhecimentos, de forma criativa e lúdica, trazendo uma didática que integre a interdisciplinaridade e a transversalidade aos conteúdos propostos pelo projeto.

A ideia, segundo Matheus, não é ensinar programação ou informática aos participantes, mas "proporcionar experiências lúdicas que fomentem o interesse, a curiosidade e a autonomia nas crianças para que possam se sentir confiantes em explorar tecnologias digitais quando tiverem oportunidade".  

Imagem: Crianças em atividade com computadoresMatheus Magalhães, aluno de SMD na UFC, é o responsável pela mobilização acadêmica e o Prof. Cleudson Santos, da escola municipal, é o articulador do projeto na comunidade escolar. Nas duas edições anteriores da Semana de Programação, cerca de 500 alunos foram contemplados. Estão previstas outras edições neste ano, em escolas e datas a serem definidas.

HORA DO CÓDIGO – O Hora do Código nas Escolas conta hoje com 24 voluntários dos cursos de Sistemas e Mídias Digitais, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Pedagogia e Farmácia. Além de ter sido recentemente aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, a iniciativa também recebeu chancela da Sociedade Brasileira de Computação. O projeto continua aberto a novos voluntários. Os interessados devem entrar em contato via formulário eletrônico.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook.

Fonte: Matheus Magalhães, aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.