Procurar no portal

Estudantes de Teatro da UFC apresentam encenação na Praça dos Leões

Imagem: A montagem encerra o ciclo de disciplinas da linha de interpretação do curso (Foto: divulgação)A partir desta quinta-feira (28), a Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, será palco da montagem Roga-se às famílias trazerem as cadeiras. A encenação, promovida por alunos do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, é gratuita e aberta ao público.

A montagem encerra o ciclo de disciplinas da linha de interpretação do curso e surgiu a partir da proposta de estudar as formas de habitar a cidade e descobrir novos meios de vivê-la.

Diferentemente de turmas anteriores, os 20 estudantes optaram por não montar um espetáculo a partir de um texto dramático, mas a partir de textos diversos. Sob orientação da Profª Tharyn Stazak, o grupo escolheu três textos que serviram de guia para a construção das propostas de ações performativas.

Em As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino, os estudantes aguçaram o olhar estrangeiro que encontra outras cidades em Fortaleza; em Sonhos de Einstein, de Alan Lightman, desejaram brincar com o tempo e tocar as várias texturas que estão entre o espaço e nós; e em A hora em que não sabíamos nada uns dos outros, de Peter Handke, compreenderam a praça como espaço vivo, lugar de pesquisa e habitação.

A encenação ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho e nos dias 5, 6 e 7 de julho, na Praça dos Leões, às 19h. No domingo (1º), a montagem ocorrerá às 17h. O evento é aberto, gratuito e recomendado para maiores de 14 anos.

Imagem: O evento é aberto, gratuito e recomendado para maiores de 14 anosSINOPSE – O não-encontrar-o-nosso-lugar torna-se cada vez mais dramático. Sepultamos a utopia e vivemos numa urgência sem fim. É impossível o regresso; já estamos no ato e é no ato que criamos nosso mundo, replicando ficções, deslizando (n)o real. Indo de um eu-lugar ao outro, cruzando territórios, estabelecendo fronteiras, buscando diferentes modos de viver, de se dissolver no coletivo ou de ser só.

As intensidades são orquestradas nesse eterno vaivém. Imagens que, além de efêmeras, sofrem interferências desse tempo marcado por reformulações, remisturas, reciclagens, revivalismos, recuperações, remakes. Nosso maior medo é sermos originais e sermos engolidos – ou não – pelo espaço.

Fonte: Profª Tharyn Stazak, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC – fone: 85 3366 9409

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300