Professores da UFC tomam posse na Academia Cearense de Engenharia nesta quinta-feira (28)

Imagem:  A ACE atua como sociedade técnico-científico-culturalO auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará será palco, nesta quinta-feira (28), para a solenidade que dará posse a dois novos membros na Academia Cearense de Engenharia (ACE): os professores Jesualdo Pereira Farias e Antônio Nunes de Miranda. O evento será realizado às 19h.

Docentes do Centro de Tecnologia da UFC, os professores Jesualdo Pereira Farias e Antônio Nunes de Miranda assumem, respectivamente, as cadeiras de número 14 e 41. A primeira tem como patrono Cândido Narbal Gondim Pamplona. Já a cadeira 41 tem como patrono Alberto Leite Barbosa Belchior.

CURRÍCULOS – Vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, o Prof. Jesualdo Pereira Farias foi reitor da UFC de abril de 2008 a abril de 2015, quando foi convidado pelo governo da ex-presidenta Dilma Rousseff a assumir a Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação. Permaneceu no cargo até maio de 2016.

Teve ampla atuação na gestão universitária e, na UFC, já desempenhou também as funções de chefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação, vice-diretor de centro, diretor de centro e vice-reitor. Foi, ainda, presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialização em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute, em Nagoia, no Japão (1986), e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

Professor titular da UFC, Antônio Nunes de Miranda é aposentado pelo Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1969), mestrado em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Mecânica dos Solos pela Colorado State University (1988).Tem pesquisas com aplicação do método dos elementos finitos em solos não saturados.

Possui experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e segurança de barragens, atuando principalmente em projeto e consultoria em fundações, contenções e barragens. Participou da montagem do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (INOVACON-CE) e tem colaborado em diversos módulos deste programa desde 1997.

SAIBA MAIS – Instalada em janeiro de 2016, a Academia Cearense de Engenharia atua como sociedade técnico-científico-cultural, de forma honorífica, e pretende ter um papel proativo na sociedade cearense, contribuindo para o estudo de temas que apoiem a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas na área tecnológica; o desenvolvimento sustentável; e a colaboração com as autoridades competentes no desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331