Lançado edital de seleção de propostas para professor visitante

Imagem: Reitor Henry Campos e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Antonio Gomes assinam edital O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, lançaram nessa segunda-feira (25) o Edital nº 10/2018, sobre seleção de propostas para professor visitante nacional ou estrangeiro. O lançamento ocorreu na abertura da 6ª Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFC, realizada no auditório da Reitoria.

Serão selecionadas linhas de pesquisa de forma a atender a 30 vagas, contemplando perfis de professores visitantes nas categorias sênior, pleno júnior e jovem doutor, distribuídas em três linhas de apoio: fortalecimento dos programas de pós-graduação (18 vagas); apoio a projetos de pesquisa estratégicos (8 vagas) e apoio a ações institucionais (4 vagas).

Uma vaga é definida pelo edital como o equivalente a 24 meses de contrato do professor visitante. "O tempo mínimo de contratação é de seis meses, de forma que uma proposta possa apresentar, por exemplo, os seguintes arranjos em termos de contratação: um visitante por 24 meses, dois visitantes por 12 meses cada, três visitantes por oito meses cada, entre outras possíveis configurações que totalizem o número de meses aprovados em cada proposta", detalha o documento.

Imagem: O lançamento ocorreu na abertura da 6ª Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFC, realizada no auditório da Reitoria (Foto: Davi Motta/UFC)O reitor Henry Campos destacou que nem sempre é possível trazer um cientista renomado para ficar por muito tempo na Universidade e que essa possibilidade de fracionamento dos contratos vai facilitar a vinda dos visitantes, enriquecendo não só a pós-graduação e projetos estratégicos de inovação, como também a graduação.

CALENDÁRIO ‒ De acordo com o edital, o período de submissão de propostas ocorrerá de 25 de julho a 31 de agosto deste ano, por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da PRPPG. O resultado preliminar deverá ser divulgado até 30 de setembro e será dado um prazo até 2 de outubro para apresentação de recurso. O resultado final sairá até 19 de outubro. Todos os detalhes sobre a apresentação das propostas e o processo seletivo estão disponíveis no edital

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ‒ fone: 85 3366 9943