Comitê de Inovação Tecnológica da UFC apresenta iniciativas de destaque na área

Imagem: A UFC tem apoiado jovens empreendedores, como os alunos do Campus de Quixadá que desenvolvem projeto inovador de um piso capaz de gerar energia (Foto: Viktor Braga/UFC) A Universidade Federal do Ceará tem dado cada vez mais destaque às ações de inovação tecnológica. A construção do Parque Tecnológico da UFC e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão voltados ao empreendedorismo são alguns exemplos. Essas e outras ações foram pontos de pauta da reunião do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) da UFC, realizada na tarde dessa quinta-feira (28), na Reitoria.

Para o reitor da UFC, Henry Campos, a "Universidade avançou muito na área da inovação tecnológica". Ele destacou as parcerias que a UFC tem com outras instituições, como a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e as ações em andamento na Universidade. "Nosso Parque Tecnológico está andando", lembrou.

Imagem: Inovação foi tratada em reunião na quinta-feira, na Reitoria da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)O titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT), Rodrigo Porto, fez um balanço das ações desenvolvidas em 2017 e 2018, com destaque para a ampliação da equipe, o apoio a seminários e palestras sobre propriedade intelectual, a divulgação de normas de propriedade intelectual da UFC e o novo portal da CIT (www.cit.ufc.br). "O portal ajuda a agilizar o processo de tirar dúvidas; disponibilizamos formulários, documentos de orientações como o formulário de registro de patente", explicou.

PARQUE TECNOLÓGICO – Aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em março deste ano, o Parque Tecnológico na UFC foi destaque na reunião do COMIT. De acordo com o presidente do Comitê de Implantação do Parque, Francisco Nepomuceno, a ideia é que a iniciativa contribua para a aproximação entre Universidade, governos e empresas. "Um dos objetivos é atrair novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços", apontou.

O parque, que vai ocupar uma área de 229 mil metros quadrados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, deverá atrair quatro tipos de empresas: "Empresas pré-incubadas, para transformar ideias em negócios; as incubadas, para avaliação, acompanhamento e aceleração do crescimento; o parque empresarial, que são pequenas e médias empresas de base tecnológica que querem fomentar inovação tecnológica em alguma área; e o centro de desenvolvimento tecnológico, que seria uma empresa-âncora em uma cadeia produtiva", comentou Nepomuceno.

Imagem: Reitor Henry Campos comandou a reunião (Foto: Viktor Braga/UFC)"A gente está pensando no centro de desenvolvimento de pesquisa em água, em mineração, em tecnologia da informação, em nanotecnologia e biotecnologia, e em energia", complementou.

A gestão financeira e operacional do parque ficará a cargo da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (ASTEF). Segundo o diretor da fundação, José Barros Neto, a ASTEF vai elaborar e acompanhar os projetos de pesquisa e inovação no parque, além de gerir os prédios compartilhados e as taxas de serviços. "O papel da fundação é ajudar a alavancar o parque", considerou.

CEMP – Outra iniciativa de inovação em destaque na Universidade é o Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP). Coordenado pelo Prof. Abraão Saraiva, o CEMP surgiu em 2015 como programa de extensão da UFC para atuar nas áreas de novos negócios, empreendedorismo social e intraempreendedorismo.

Atualmente, segundo o coordenador da iniciativa, o centro conta com 35 estudantes que atuam em seis projetos de formação e de troca de experiências sobre empreendedorismo. "Mais de 10 mil pessoas já foram impactadas e a nossa visão é impactar 20 mil pessoas até 2019", disse.

Imagem: Roberta de Andrade é a coordenadora da INOVE (Foto: Viktor Braga/UFC)INOVE – As ações no Campus de Quixadá também foram apresentadas durante a reunião do COMIT. Foi o caso do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC (INOVE), de Quixadá. De acordo com o diretor do Campus, Davi Romero, o núcleo atua em três eixos: incubação de empreendimentos, atração de empresas e laboratórios de pesquisas.

Somente no primeiro semestre de 2018, o INOVE realizou oito ações, impactando 540 pessoas. Foram palestras, treinamentos, visitas de empresas e participação em eventos. "A gente tem incentivado nossos alunos a participar de competições nacionais e internacionais, eventos como Campus Party, Hackathons pelo Brasil", destacou, lembrando também que estudantes do campus já conseguiram o segundo lugar na edição de 2016 do programa Corredores Digitais e foram finalistas na edição de 2017.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331