Estudantes de pós-graduação de universidade holandesa visitam o Centro de Tecnologia da UFC

Imagem: Os estudantes holandeses cursam pós-graduação em Engenharia Química na Universidade de Groningen (Foto: Divulgação/CT)Nesta quarta-feira (4), um grupo de 20 estudantes de pós-graduação em Engenharia Química da Universidade de Groningen, da Holanda, realizou visita de estudos a diversos laboratórios vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O programa da universidade holandesa, denominado Bernoulli Goes Abroad, consiste em visitas a universidades e indústrias de um determinado país. No ano de 2018, o programa decidiu realizar sua visita ao Brasil, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, no Nordeste brasileiro, a UFC.

Os estudantes desenvolvem suas atividades de pesquisa na Holanda majoritariamente em processos e produtos relacionados a fontes renováveis, particularmente, biomassa. Após terem sido recepcionados pela vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Diana Azevedo, houve sessão de seminários em que foram descritas as principais linhas de pesquisa dos grupos brasileiro e holandês.

Imagem: Houve sessão de seminários em que foram descritas as principais linhas de pesquisa dos grupos brasileiro e holandês (Foto: Divulgação/CT)Em seguida, foram visitados os Laboratórios e Núcleos de Pesquisa em Análise e Desenvolvimento de Processos (A&DP), Processos Biotecnológicos (GPBIO), Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2) e Lubrificantes (NPL).

No período da tarde, a unidade da Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT), no Campus do Pici, recebeu a visita do grupo. Em conversas durante a visita foram identificados interesses de pesquisa em comum que deverão ser objeto de futuras colaborações técnico-científicas.

Fonte: Profª Diana Azevedo, vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600