Nota de falecimento: Prof. José Xavier Filho, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

A Universidade Federal do Ceará comunica e lamenta o falecimento, nessa quarta-feira (4), do Prof. José Xavier Filho, professor titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. O reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, declara luto oficial de três dias na Universidade.

O Prof. José Xavier Filho era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1960), com especialização em Bioquímica Vegetal na Universidade da Califórnia (1963), em Los Angeles, e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Em 1969, foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFC. Obteve a qualificação de professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e também orientou pesquisas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

José Xavier Filho tinha experiência na área de bioquímica vegetal, com ênfase em química de macromoléculas, com um vasto número de  trabalhos de pesquisa divulgados em publicações científicas nacionais e internacionais. Ele foi um pioneiro no estudo da resistência e dos mecanismos de defesa das plantas contra insetos predadores de sementes, como o gorgulho que ataca o feijão-de-corda (Vigna unguiculata). Publicou o livro História da bioquímica no Ceará, tendo sido fortemente reconhecido ao longo dos anos pela relevante contribuição que deu, conforme ressalta emocionada a Profª Maria da Guia, colega de trabalho dele na UFC por mais de 20 anos.

O velório ocorre desde as 20h de ontem (4), na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota), e segue até as 16h desta quinta-feira (5), quando será realizada missa de corpo presente. Uma cerimônia de cremação acontecerá em data posterior.

Fonte: Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC – fone: 85 3366 9817