Procurar no portal

Arquivologia: UFC recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Imagem:   A coordenadora do Memorial, Marcela Gonçalves, representando o reitor Henry Campos, recebeu diploma das mãos do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba (Foto: Arlindo Barreto/UFC)A Universidade Federal do Ceará foi uma das instituições homenageadas na sessão solene que marcou os 40 anos da regulamentação das profissões de arquivista e técnico de arquivo.

No evento, realizado nessa quarta-feira (4), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, a coordenadora do Memorial da UFC, Marcela Gonçalves, representando o reitor Henry Campos, recebeu diploma das mãos do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Com 11 técnicos de arquivo e 9 arquivistas em seus quadros, a UFC se destaca no Estado como instituição com o maior número desses profissionais.

Marcela considerou importante a homenagem tanto para fortalecer o reconhecimento dessas profissões como para fomentar a necessidade da gestão da informação nas entidades.

Ela disse ainda que é fundamental que seja contínuo o ingresso de arquivistas e técnicos da área para colaborar na administração dos documentos na Universidade. "Assim como já existe o Sistema de Bibliotecas, nossa intenção agora é criar um sistema de arquivos na Instituição", afirmou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Marcela acrescenta que hoje nada mais é feito de forma empírica ou pelo senso comum. "Pelo quantitativo de informações que se tem atualmente, pela produção documental ‒ independentemente de seu formato, físico ou digital ‒, precisa-se realmente de uma gestão sistêmica dos acervos."

Saiba mais sobre a solenidade no site da Assembleia Legislativa.

Fonte: Marcela Gonçalves, coordenadora do Memorial da UFC ‒ fone: 85 3366 7414

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300