Ato A Luta pela Vida não Tira Férias ocorre no sábado (21), na Beira-Mar

Imagem: detalhe do cartaz do movimento com desenhos de criançasNo mês em que Fortaleza vive a alta estação de férias, será realizado o ato A Luta pela Vida não Tira Férias, pela dignidade humana, por justiça social, por uma cidade menos violenta e menos desigual. O ato ocorrerá neste sábado, a partir das 16h, com concentração às 15h30min, na Avenida Beira-Mar, próximo ao espigão da Avenida Rui Barbosa. A promoção é do Movimento Cada Vida Importa (MCVI).

O movimento é uma articulação de estudantes, professores e servidores de diversas instituições de ensino superior (IES), inclusive a Universidade Federal do Ceará, e de militantes e coletivos da sociedade civil (redes, fóruns, associações e outros) que promove reflexões e práticas cotidianas visando contribuir para a prevenção e o enfrentamento das violências no Ceará.

Com o ato, os realizadores buscam sensibilizar governantes, parlamentares, moradores e visitantes de Fortaleza e do Ceará para situações consideradas inaceitáveis por ameaçaram e violarem direitos resultando em diversos tipos de violência, como o extermínio de jovens.

REIVINDICAÇÕES – Durante o ato, o movimento divulgará para a população diversas reivindicações que já vêm sendo feitas. Entre elas estão "menos recursos para propaganda institucional e mais recursos para proteção de crianças e adolescentes; menos programas policialescos, por mídias sem violações de direitos; e mais creches em tempo integral".

O movimento pede ainda a instalação de Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAS) em cada Regional de Fortaleza; profissionalização, trabalho digno e geração de renda para jovens; polícia com formação mais humanizada; controle de armas; priorização das investigações e dos julgamentos dos homicídios de crianças e adolescentes; assistência jurídica e atendimento psicossocial para familiares e vítimas de violência; execução de medidas socioeducativas com primazia do meio aberto e embasadas no respeito à condição especial de pessoas em desenvolvimento.

ADESÃO – Até a última quarta-feira (18) já haviam aderido ao ato integrantes das seguintes entidades, projetos e coletivos: Centro Acadêmico Fátima Sena (Curso de Psicologia-UFC); Coletivo Colcha de Retalhos; Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência; Conselho Regional de Psicologia (CRP 11); Fórum DCA, Fórum Cearense da Luta Antimanicomial; Fórum Popular de Segurança Pública; Instituto INEGRA; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família (NUAFRO-UECE); Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC); Liga de Estudos sobre Violências e Acidentes (LEVA-UNIFOR); Movimento Mães e Familiares do Socioeducativo; Movimento Mães do Curió; Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC); projeto Pasárgada-UFC – Arte, Saúde e Garantia de Direitos; Grupo de Pesquisas e Investigações sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC); ONG Visão Mundial.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e nas redes sociais do movimento: Facebook e Instagram.

Fontes: Professoras Ana Cristina Melo – fone: 85 99646 3779; e Angela Pinheiro – fone: 85 99758 7223, ambas do NUCEPEC-UFC – fone: 85 3366 7730