Reitores da UFC e da Universidade Independente de Angola discutem parcerias

Imagem: No encontro, foram discutidas possibilidades de convênios entre a UFC e a Universidade Independente de Angola (Foto: Jr. Panela/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, recebeu, na tarde dessa quinta-feira (19), em seu gabinete, o reitor da Universidade Independente de Angola, Filipe Zau.

No encontro, foram discutidas possibilidades de convênios entre as duas instituições nas áreas de educação, comunicação, arquitetura e meio ambiente. Estiveram presentes as professoras Patrícia Holanda e Lis Martins, da Faculdade de Educação da UFC, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes.

Na ocasião, o Prof. Filipe Zau destacou os vínculos culturais entre Brasil e Angola, em especial, a língua portuguesa, e defendeu a importância de uma sinergia entre as duas nações para elaboração de respostas às demandas sociais de ambas. Com uma história recente marcada pela guerra civil, Angola, segundo o Prof. Zau, enfrenta grande déficit na área de educação.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

"Muitas crianças não dominam bem a língua oficial e temos problemas na formação de professores. Hoje os desafios vão além de saber ler e escrever", declarou. Em contrapartida, enfatizou o docente, o país africano tem muito a oferecer nos campos do ensino de línguas e cultura africanas.

Henry Campos sinalizou como favoráveis as possibilidades de convênios com instituições de ensino superior angolanas e falou sobre atuais parcerias educacionais com a África. "Temos uma relação muito próxima com Cabo Verde e hoje somos a universidade que mais recebe estudantes de países africanos, em especial os de língua portuguesa. Estamos em pleno processo de internacionalização e essa intenção de acordo é bem-vinda", afirmou.

Imagem: O reitor angolano Filipe Zauo afirmou que seu país tem muito a oferecer nos campos do ensino de línguas e cultura africanas (Foto: Jr. Panela/UFC)O reitor da UFC apresentou ainda ao Prof. Zau ações de destaque da Instituição na formação de professores, com ênfase na preparação de docentes para atuar na rede básica de ensino.

"O Brasil é um grande país da África, pode-se dizer, pois temos muita coisa em comum. Então podemos e devemos compartilhar conhecimento", defendeu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331