UFC lança ação para gerenciamento de reagentes e utensílios de laboratório

Imagem: Utensílios de laboratórios e substâncias químicas poderão ser reaproveitados (Foto: Viktor Braga/UFC)A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Programa de Gerenciamento de Resíduos (PROGERE), está com uma ação voltada para usuários de laboratórios de diversas áreas. Trata-se da elaboração do Banco de Reagentes e Utensílios Laboratoriais (BRUL), que visa dar um destino útil a produtos químicos, utensílios de laboratório e frascos utilizados no armazenamento de substâncias.

O Banco de Reagentes e Utensílios consiste em um catálogo de produtos químicos (vencidos ou não) em desuso nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da UFC, mas que preservam suas propriedades físico-químicas, podendo ser doados para uso em outros setores da UFC ou demais instituições públicas que efetuarem a solicitação.

Conforme explica a Prefeitura, produtos químicos que não perderam suas características originais, mesmo vencidos, podem ser utilizados, principalmente para fins didáticos.

O catálogo já está disponível e os usuários podem tanto cadastrar novos materiais para doação quanto manifestar interesse na aquisição dos que já estão no banco, mediante o preenchimento de formulário on-line.

O principal objetivo do BRUL é evitar que reagentes não usados se tornem resíduos devido à deterioração do conteúdo, frascos e rótulos. Uma vez ocorrida, essas deteriorações causam sua inutilização e caracterização, na maioria das vezes, como resíduo não identificado, tornando complexo e oneroso o processo de destinação final.

Imagem: A Prefeitura Especial tem orientado sobre descarte e reciclagem de utensílios de laboratório Outro objetivo da Prefeitura Especial é a reciclagem de frascos vazios de reagentes. A unidade tem fornecido orientações sobre os procedimentos de reciclagem e descarte desses utensílios e, a partir de agora, atuará com vistas à destinação dos frascos para coleta, por empresa especializada.

Mais informações sobre o BRUL e a coleta de utensílios podem ser obtidas no site do PROGERE da UFC.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental ‒ fone: 85 3366 7896